sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Os R’s da sustentabilidade

A prática dos ''erres'' é indispensável para o desenvolvimento sustentável. É conhecido da maioria os três erres principais: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Mas poucos conhecem como a evolução dos R's.
1- Reduzir: Evitar adquirir produtos desnecessários. Também é usado no sentido de reduzir a quantidade de lixo produzido em residências
2- Reutilizar: Reutilizar alguns objetos como, por exemplo, embalagens. Com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades.
3- Reaproveitar: Diferente de reutilizar, é reaproveitar objetos que serão descartados, como por exemplo, roupas velhas.
4- Reciclar: Transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.
5- Repensar: Pensar em algumas questões relacionadas ao nosso consumo, como por exemplo: Realmente precisamos de determinado produto que compramos?
6- Recusar: É recusar produtos que agridem o meio ambiente.

7- Recuperar: Temos de recuperar o que foi danificado; compensar o planeta pelos desgastes e retiradas que temos realizado. (enerfus)

Nenhum comentário: