quinta-feira, 9 de maio de 2019

Março de 2019 foi o segundo mais quente já registrado

2019 pode ser o ano mais quente já registrado.
As condições sufocantes em todo o mundo no mês passado fizeram de março de 2019 o segundo mais quente de março registrado para o planeta Terra, após março de 2016.
Além disso, o primeiro trimestre de 2019 terminou como o terceiro mais quente já registrado no mundo, de acordo com cientistas dos Centros Nacionais de Informações Ambientais da NOAA.
Aqui estão mais alguns destaques do mais recente relatório mensal de clima global da NOAA:
Clima pelos números
Março de 2019
A temperatura média global em março foi 1,91 graus F acima da média do século XX de 54,9 graus F, tornando-se a segunda mais quente de março no registro de 140 anos (1880–2019). No mês passado também foi o 43º mês consecutivo e 411 meses consecutivos com temperaturas globais acima da média.
Pedestre se protege do sol forte no viaduto do Chá, centro de São Paulo (SP).
O ano de janeiro a março
O período de janeiro a março registrou uma temperatura global 1,62 graus acima da média de 54,1 graus, tornando-se o terceiro ano mais quente já registrado. As partidas de temperatura mais altas da média foram encontradas em áreas da Austrália, sudoeste e centro da Ásia, Alasca e noroeste do Canadá.
Um mapa anotado do mundo mostrando eventos climáticos notáveis que ocorreram em março de 2019. Para obter detalhes, consulte a lista resumida abaixo em nossa história e mais detalhes em http://bit.ly/Global201903.
Outros fatos e estatísticas climáticos globais notáveis
A cobertura polar de gelo marinho permaneceu menor que a média: a cobertura média do gelo do mar Ártico (extensão) em março foi de 5,7% abaixo da média de 1981-2010, ligando 2011 como o sétimo menor para março. A extensão do gelo do oceano Antártico estava 21,6% abaixo da média, o segundo menor registrado em março.
Uma faixa de calor se espalhou pelo mundo: temperaturas recordes de temperatura foram sentidas em partes da Austrália, norte do Alasca, noroeste do Canadá, sul do Brasil, Mar de Barents, Tasman e leste da China e em áreas espalhadas por todos os oceanos do sul.
Gráfico da NASA mostra anomalias na temperatura global entre 2014 e 2018 - as temperaturas superiores a tendências de longo prazo são mostradas em vermelho.
O mundo está no meio do que pode ser a década mais quente já registrada, de acordo com um estudo do Met Office – o serviço meteorológico do governo britânico. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Mudanças Climáticas: o que podemos fazer?

Desligue aparelhos e lâmpadas que não estão sendo usados. Dê preferência ao uso de fontes de energia limpa e renováveis, como a energia sola...