quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Seca e altas temperaturas

Incêndios florestais na Austrália: Seca e altas temperaturas.
A Austrália registrou seu dia mais quente em 19 de dezembro, com temperatura máxima média de 41,9°C. No sul da Austrália, uma temperatura de 49,9°C foi registrada em Nullarbor, 49,8 em Eucla e 49,5 em Forrest.
De acordo com o Bureau of Meteorology, o país como um todo observou sua segunda temperatura média mais quente registrada entre janeiro e novembro. A temperatura máxima média foi a mais alta registrada na Austrália no mesmo período, com a temperatura mínima média também muito quente na sétima mais alta já registrada.
Em todo o país, as chuvas de novembro estavam muito abaixo da média, as mais secas já registradas dos 120 novembros desde 1900.
No acumulado do ano (janeiro a novembro), a precipitação ficou abaixo da muito abaixo da média em grande parte da Austrália. Para a Austrália como um todo, foi o segundo mais seco de janeiro a novembro já registrado, ficando atrás de janeiro a novembro de 1902. Foi o mais seco de janeiro a novembro já registrado para a Austrália do Sul e um dos três mais secos já registrados para Nova Gales do Sul , Austrália Ocidental e Território do Norte.
Um dos motivadores para isso foi um dos mais fortes eventos de dipolo do Oceano Índico (IOD) já registrados. Quando o IOD é positivo, as águas do noroeste da Austrália são mais frias, arrastando a umidade do continente e deixando condições muito secas.
No entanto, as deficiências de chuva afetaram a maior parte das partes de New South Wales, Queensland e sul da Austrália da bacia Murray – Darling desde o início de 2017. Essas deficiências de longo prazo se estendem a partes da costa de New South Wales.
Quando comparado a outros períodos de 34 meses com início em janeiro, os 34 meses de janeiro de 2017 a outubro de 2019 foram os mais secos já registrados em média na Bacia Murray – Darling (36% abaixo da média de 1961-1990), bem como nos norte de Murray – Darling Basin (40% abaixo da média) e para o estado de Nova Gales do Sul (35% abaixo da média). As três regiões também foram as mais secas já registradas nos 22 meses de janeiro de 2018 a outubro de 2019, enquanto nos 27 meses de agosto de 2017 a outubro de 2019 ocupa o segundo lugar nas três regiões; apenas o pico de 1900-2002 da seca da federação foi mais seco.
As condições de seca dos últimos três anos foram particularmente agudas durante a estação fria, o que é importante em muitas regiões para gerar escoamento. As chuvas no período de abril a setembro foram inferiores a 50% da média nos três anos em 12 dos 30 distritos de New South Wales. As chuvas muito abaixo da média de outubro na maior parte de Nova Gales do Sul e na Bacia Murray-Darling como um todo exacerbaram ainda mais o efeito dos baixos ingressos até o momento. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Importância dos Territórios Indígenas na mitigação das mudanças climáticas

Em um estudo recente na PLOS ONE, pesquisadores de 6 países diferentes, examinaram a importância dos Territórios Indígenas na mitigação das ...