terça-feira, 7 de abril de 2020

Inaugurado no México 1ª estrada feita de plástico reciclável

Inaugurado no México a primeira estrada feita de plástico reciclável.
O asfalto com plástico reciclado permite estender a vida útil das estradas em até 50% em relação ao asfalto convencional, segundo a empresa que o formulou.
Estrada é feita de resíduos de plástico não é novidade, nos EUA, estudantes da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram um tipo de asfalto, feito a partir de resíduos de plástico. Foi a primeira vez que o plástico reciclado foi usado para fazer uma estrada, que fica em uma pequena área em frente a um complexo habitacional de pós-graduação, próxima à universidade.
No México, um grupo de empresas que teve o apoio do Ministério das Comunicações e Transportes (SCT) decidiu investir e colocar em prática o “novo asfalto” feito parcialmente com plástico reciclado. 
Segundo informações da revista Forbes, a estrada liga as cidades de Irapuato e Cuerámaro recebeu o asfalto que consiste em 4 quilômetros em que foram usadas mais de 1,7 toneladas de plástico reciclável, o equivalente a 425.000 embalagens flexíveis de plástico, disse a empresa química Dow.
A empresa Dow foi a que materializou a ideia, juntamente com as empresas Vise, Surfax, Lasfalto e Omnigreen, que juntas entenderam que o mundo precisa caminhar para um futuro verde, e que precisamos constantemente estar atentos às novas tecnologias e usá-las em benefício da população.
“Com esta nova tecnologia, não apenas oferece uma solução possível para o gerenciamento de resíduos de plástico, mas também permite que a vida teórica das estradas seja estendida em até 50% em relação ao asfalto convencional.” Disse a empresa Dow através de um comunicado.
Lembrando que o material utilizado reduz a quantidade de petróleo no asfalto, que poderiam contaminar o meio ambiente.
Dentre os vários setores que a empresa atua, o ramo das estradas é a principal delas, incluindo obviamente os motoristas. Paula Sans, diretora geral da Dow, apontou para a economia circular gerada com esse tipo de reciclagem, onde você pode tirar proveito em mais de uma ocasião.
“Demonstrar que estradas feitas de asfalto modificado de alto desempenho podem ser obtidas usando material plástico reciclado é um passo adiante para desenvolver aplicativos com base em um modelo de negócios de economia circular, e até fornecer uma solução para a crescente preocupação em relação à gestão de resíduos plásticos”, disse.
A intenção agora é aumentar esse projeto em larga escala, claro. (cenariomt)

Nenhum comentário:

Degradação florestal na Amazônia afeta área três vezes maior que desmatamento

Entre março de 2023 e de 2024, INPE detectou aviso de degradação para 20,4 mil km², maior que os 18 mil km² do período anterior. É necessári...