Na perspectiva do consumidor, o valor chave que o processo de distribuição proporciona é a conveniência. Por meios de seus esforços, varejistas e prestadores de serviços buscarão reunir uma gama de bens e serviços de forma a disponibilizá-los amplamente. Desta forma, a conveniência representa um desafio para os profissionais de sustentabilidade de marketing, uma vez que historicamente tem havido uma troca entre a conveniência e a performance ambiental. Por exemplo, o uso de baterias recarregáveis (BELZ; PEATTIE, 2010).
Para Ottman et al. (2006), enquanto alguns comentaristas argumentam que a sustentabilidade de marketing é bem-sucedida e dependerá da correspondência dos produtos convencionais para a conveniência. Outros argumentam que nossa devoção, e noção de conveniência pode ter mudança (SHOVE, 2003).
Belz e Peattie (2009),
acreditam que a produção, distribuição e consumo se tornarão parcialmente mais
locais, para encurtar distâncias e reduzir o consumo de combustível. Por
exemplo, caminhões mais eficientes em combustível e de baixa emissão de CO2.
A distribuição física, o varejo integrado e o varejo de produtos e serviços de uma empresa podem ter impactos ambientais diretos e indiretos. O ponto, que é um elemento do mix de marketing tradicional, refere-se a onde os consumidores compram suas mercadorias e também representa a movimentação de mercadorias dentro da empresa (CHARTER et al., 2002).
Desejo por conveniência' é uma das principais tendências de consumo em 2021.
Para uma abordagem de sustentabilidade mais pronunciada, quando se trata de decisões sobre o ponto, as empresas poderiam se perguntar se e como o processo de distribuição física pode ser esverdeado. Onde a empresa está localizada e o quão perto as instalações estão situadas para fornecedores, atacadistas e varejistas, são fatores a considerar. E se os planejadores de transporte das empresas consideram oportunidades para incentivar o planejamento eficiente de rotas para reduzir o uso de energia e da poluição do ar? Outro aspecto que as empresas poderiam considerar é se elas incentivam o desenvolvimento de uma infraestrutura de reciclagem. Por exemplo, se as empresa estão usando sistemas de reutilização de contêineres (CHARTER et al., 2002).
68% dos consumidores maiores de 60 anos preferem falar com representantes humanos. (ecodebate)
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