domingo, 23 de abril de 2023

Perder tempo com os negacionistas climáticos é inútil

Desaparecimento de geleiras em Svalbard entre 1900 e 2015.

É  mais produtivo focar nos impactos potenciais das mudanças climáticas e nas ações que podem ser tomadas para mitigar esses impactos.

Concentrar-se apenas na “negação da mudança climática” pode ser contraproducente porque enquadra a conversa de uma forma que muitas vezes é polarizadora e divisiva.

Ao focar na negação, a ênfase está em convencer as pessoas de um determinado ponto de vista, em vez de encontrar um terreno comum e trabalhar em busca de soluções.

Além disso, enquadrar a conversa em termos de negação pode criar uma resposta defensiva naqueles que não acreditam na urgência ou gravidade das mudanças climáticas. As pessoas podem se sentir atacadas e se tornarem mais arraigadas em seus pontos de vista, tornando ainda mais difícil encontrar um terreno comum e buscar soluções.

Em vez disso, pode ser mais produtivo focar nos impactos potenciais das mudanças climáticas e nas ações que podem ser tomadas para mitigar esses impactos.

Perda de terra firme na costa da Louisiana entre 1932 e 2011 devido à subida do nível do mar. O nível do mar tem subido porque quando suas águas as aquecem se expandem, ocupando maior volume, e porque o rápido derretimento do gelo terrestre tem adicionado muita água aos oceanos.

Isso pode ajudar a mudar a conversa de um foco em crenças e opiniões para um foco em ações e soluções. Ao se concentrar em soluções, pessoas de diferentes perspectivas podem trabalhar juntas em direção a um objetivo comum, em vez de se atolar em argumentos sobre a validade da ciência por trás da mudança climática.

Uma excelente análise de que focar na “negação da mudança climática” pode ser contraproducente podem ser avaliados no artigo ‘Why focusing on “climate change denial” is counterproductive’, dos pesquisadores Christian Bretter e Felix Schulz, da Universidade de Leeds.

Segundo os autores, o foco no negacionismo cria uma imagem imprecisa ao exagerar a parcela e a importância dos negadores da mudança climática para lidar com a mudança climática. E, além disso, o foco no negacionismo climático divide e polariza a sociedade, impedindo ainda mais o envolvimento construtivo com opiniões diferentes.

Recomendamos a leitura do artigo, que será útil, inclusive, para que a mídia em geral compreenda que os negacionistas não tem o ‘peso’, o alcance e a relevância que se supõe.

Como se pode negar o que a Ciência pode comprovar???

O mundo virou pelo avesso, nosso querido e maltratado planeta Terra está transtornado a chorar!!!

O que restará do planeta Terra para nossos descendentes???

Negacionismo no poder!

Como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política.

Ações coletivas podem ser mais eficazes do que certezas e verdades contra o negacionismo. Por isso, estratégias científicas e políticas precisam andar de mãos dadas. (ecodebate)

Nenhum comentário:

ONS calcula em 60 chance de La Niña ocorrer entre julho e agosto

ONS calcula em 60 chance de La Niña ocorrer entre julho e agosto de 2024. ENA melhorou em abril, mas índices de chuva não recuperaram os vol...