Estes resultados
surpreenderam os cientistas que estudam as plataformas de gelo na região e
imaginavam que as geleiras estavam estáveis.
Ao analisar centenas
de imagens de satélite e modelos climáticos, os pesquisadores identificaram que
as plataformas de gelo no norte da Groenlândia perderam mais de 35% de seu
volume total desde 1978, devido ao aumento das temperaturas.
Os resultados do estudo destacam que, caso essa tendência persista, as implicações para o planeta podem ser "dramáticas". Isto porque esta área tem gelo suficiente para elevar o nível do mar em mais de 2 metros.
As plataformas de gelo flutuantes do norte da Groenlândia perderam um terço de seu volume nas últimas quatro décadas, o que incide em um possível aumento "dramático" do nível do mar em até 2,1 metros, isso pode ser alarmante e catastrófico.
O que
são plataformas de gelo
As plataformas de
gelo são porções de geleiras que flutuam sobre a água. No norte da Groenlândia,
5 das principais plataformas estão apresentando um derretimento considerável
principalmente devido ao aquecimento dos oceanos.
"O aumento observado no derretimento coincide com um aumento distinto na temperatura potencial do oceano, sugerindo um forte controle oceânico nas mudanças nas plataformas de gelo. Somos capazes de identificar uma fase generalizada e contínua de enfraquecimento das últimas plataformas de gelo remanescentes deste setor", diz um trecho do estudo.
Geleira ao redor de 'Constable Point' severamente derretida devido às altas temperaturas ao longo do fiorde Scoresby Sound, no leste da Groenlândia.
O derretimento das plataformas de gelo em si não contribui diretamente para o aumento do nível do mar. No entanto, essas plataformas atuam como barreiras naturais que controlam o fluxo de gelo da camada de gelo em direção ao oceano. Se essas barreiras naturais se desintegrarem, as geleiras podem liberar mais gelo nos oceanos, o que, por sua vez, contribui para o aumento do nível do mar. (terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário