O caminho para o crescimento inteligente começa com o respeito pelo meio ambiente.
O conceito de sustentabilidade foi definido em 1987 por membros da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, embora saibamos a muito tempo da necessidade de uma sociedade sustentável pouco se mudou na forma que vivemos e pensamos.
Sustentabilidade é suprir as necessidades do homem sem prejudicar a natureza, desta forma, permitindo um futuro melhor para a humanidade e nosso ecossistema.
Muito já foi discutido sobre sustentabilidade, mas somente agora, com tantos desastres naturais e milhares de mortes, finalmente entendemos a enorme necessidade de cuidarmos de nosso planeta.
Pensando nisso, foi desenvolvida uma enorme gama de materiais e processos sustentáveis para a construção civil. Alguns imóveis residenciais e comerciais já estão sendo construídos utilizando estes conceitos, um exemplo é a casa do condomínio Reserva da Serra em Jundiaí/SP.
A localização é privilegiada, por estar próxima da Serra do Japi e cercada de muito verde, possui um projeto que recebe muita luminosidade gerando economia de energia. Foi feita toda em blocos estruturais, neste tipo de construção não é necessário utilizar madeira e ainda economiza no ferro e concreto, segundo o engenheiro Renato Carbol Covesi, responsável pela obra, este tipo de bloco funciona como isolante térmico, evitando que a parede transmita calor ao ambiente quando recebe muita insolação. Já no inverno, a estrutura também funciona como barreira para o frio. Além disso, entre a telha de fibrocimento e o forro foi colocada uma manta térmica com a mesma finalidade. A casa conta ainda com sistema de geração de energia por placas solares.
O projeto ainda conta com um sistema de captação de água de chuva que abastece duas caixas d’água de 10 mil litros cada, estas serão utilizadas nos banheiros, lavagem de pisos externos, calçadas e ainda para regar o jardim. Tudo isso feito com muito requinte e bom gosto. A casa foi adquirida por um casal, doutores em ciência ambiental, que considerou extremamente importante as características ambientais do projeto, fator esse que foi decisivo para concretizar a negociação de compra e venda do imóvel.
Também nas construções industriais e comerciais, o conceito de sustentabilidade já se fez presente. Já existem construções com a certificação de Green Building, que é o selo de empreendimentos sustentáveis seguindo padrões internacionais. Exemplo disso é a construção de um condomínio Industrial que fica na estrada que liga Jundiaí a Itupeva. Ali todos os cuidados de projeto, construção e utilização das edificações estão sendo seguidos para a obtenção deste selo. Pesquisas recentes indicam aumento de cerca de 5% nos gastos no processo de construção caso sejam feitos investimentos em sustentabilidade, contudo, a economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30% nos gastos com a água e a energia, compensa os gastos extras. Devemos ter certeza que esta não é uma nova onda, pois, temos que ser conscientes quanto à conservação do nosso planeta.
O entendimento vem de acordo com o nível cultural e intelectual de cada pessoa. A aprendizagem, o conhecimento e a sabedoria surgem da necessidade, da vontade e da perseverança de agregar novos valores aos antigos já existentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mudança do Oceano Atlântico pode colapsar o planeta e causar crise no Brasil
Mudança no Oceano Atlântico pode colapsar o planeta e causar crise no Brasil; entenda. Pesquisadores alertam para uma possibilidade real de ...
-
4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar A necessidade contínua de revisar a interrelação “homem-ambiente”, en...
-
Esquema de uma estação de tratamento de água. As questões do meio ambiente no Brasil foram introduzidas através dos conceitos do saneamento ...
-
Tenho certeza que você já ouviu falar dos famosos 3 Rs da Sustentabilidade – Reduzir , Reutilizar e Reciclar . No entanto, existem ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário