Argumento cético
“Durante os últimos 100 anos, houve um aumento constante no número de manchas solares, ao mesmo tempo em que a Terra se aqueceu. Os dados sugerem que a atividade solar está influenciando o clima global, fazendo com que o mundo se aqueça.” (BBC)
O que a ciência diz
Nos últimos 35 anos de aquecimento global, o sol apresentou uma ligeira tendência de resfriamento. Sol e clima têm caminhado em direções opostas.
Como o fornecedor de quase toda a energia do clima da Terra, o sol tem uma influência forte no clima. Uma comparação entre sol e clima nos últimos 1150 anos encontrou que as temperaturas estão estreitamente relacionadas com a atividade solar (Usoskin 2005). Porém, após 1975, as temperaturas aumentaram enquanto a atividade solar mostrou pouca ou nenhuma tendência de longo prazo. Isso levou o estudo a concluir que “durante estes últimos 30 anos a irradiância solar total, irradiância solar de ultravioleta e o fluxo de raios cósmicos não mostrou nenhuma tendência secular significativa, de forma que pelo menos este episódio recente de aquecimento deve ter outra fonte.”
De fato, várias medições independentes de atividade solar indicam que o sol mostrou uma ligeria tendência de resfriamento desde 1960, durante o mesmo período que as temperaturas globais se aqueceram. Durante os últimos 35 anos de aquecimento global, sol e clima têm se movido em direções opostas. Uma análise das tendências solares concluiu que o sol contribuiu para uma ligeira tendência de resfriamento nas décadas recentes (Lockwood 2008).

Nenhum comentário:
Postar um comentário