quinta-feira, 21 de julho de 2011

Descarte correto de lâmpadas

Responsabilidade Ambiental: descate correto de lâmpadas
Segundo matéria publicada no Jornal o Estado de São Paulo (Estadão), apenas 6% das mais de 200 milhões de lâmpadas fluorescentes consumidas anualmente no Brasil, recebem a destinação correta. Isto inclui a retirada do mercúrio e a reciclagem de seus componentes, como o vidro e o alumínio.
Atualmente, a falta de uma estrutura de coleta para que o consumidor leve suas lâmpadas e o pequeno número de empresas capacitadas para realizar a destinação correta do material são os grandes desafios. Apesar da demanda, são pouquíssimas as empresas licenciadas no País para reciclar o material, porque é baixo o valor de mercado para os resíduos do processo de descarte de lâmpadas fluorescentes. A maioria dos interessados neste tipo de reciclagem são empresas que possuem programas de gestão ambiental e precisam dar destino correto a esse resíduo.
Instituída em 2010 por meio da Lei Estadual nº 9.264, a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo visa entre outros objetivos à redução, o reaproveitamento e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos no Estado. Vale lembrar que o Estado e os municípios são responsáveis pela elaboração e implementação do Plano de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em relação aos resíduos gerados ou administrados nos limites de seu território. Portanto, Municípios, mãos à obra!!! (institutoideias)

Nenhum comentário:

Como a fumaça de incêndios florestais afeta a saúde humana

Dentre os sintomas de doenças e doenças observados relatam infecções do sistema respiratório superior, asma, conjuntivite, bronquite, irrita...