terça-feira, 23 de agosto de 2011

Recorde em derrubada de árvores

Mês de Junho é recorde em derrubada de árvores
Cresce desmatamento na Amazônia
De acordo com dados do DETER, sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em torno de 312,69 km² da Floresta Amazônica foi devastada somente no mês de junho.
Esse número é 28,3% maior que o mesmo período do ano passado, onde o INPE registrou 243,7 km² . Além de ser maior que o mês de maio, quando o índice chegou a 16,7%, totalizando derrubada em uma área de 267,9 km².
O líder em derrubadas é o Estado do Pará, que no total respondeu por 119,6 km² de desmatamento. E o que menos desmatou foi o Estado de Tocantins, com 0,53 km².
O sistema DETER opera com sensor Modis do satélite Terra, com resolução espacial de 250 metros, que possibilita detectar desmatamentos com área maior que 25 hectares.
A observação é feita diariamente e serve como importante fonte de informação de novos desmatamentos para os órgãos de fiscalização. (band)

Nenhum comentário:

Importância dos Territórios Indígenas na mitigação das mudanças climáticas

Em um estudo recente na PLOS ONE, pesquisadores de 6 países diferentes, examinaram a importância dos Territórios Indígenas na mitigação das ...