domingo, 13 de novembro de 2011

Guia da Loja Verde

Guia da Loja Verde orienta supermercadistas sobre sustentabilidade
A Apas (Associação Paulista de Supermercados) lançou o Guia da Loja Verde, que reúne práticas e dicas sustentáveis, desenvolvidas em temas como economia de água e energia, coleta seletiva de lixo e escolha de materiais ecológicos.
As ações apresentadas na publicação, que pretende se tornar referência para o setor ao promover a sustentabilidade em todas as etapas, resultam em redução de custos, retorno financeiro, valorização da marca, criação de novos relacionamentos comerciais e conscientização.
O guia vai auxiliar o dia a dia da empresa, orientando sobre a adoção de medidas que promovem a economia, como por exemplo a utilização de matérias-primas na construção ou na reforma das lojas; a exposição nas gôndolas somente de produtos de fornecedores que tenham atuação social responsável em suas empresas; adequação dos equipamentos de refrigeração para consumir menos energia; ajuste dos sistemas de eletricidade para conter o desperdício; reaproveitamento de água, inclusive da chuva, e estímulo à coleta seletiva e à reciclagem de resíduos sólidos.
Um dos desafios do setor é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em 2010, que estabelece a responsabilidade de todos por tudo o que é produzido, consumido e descartado. Os supermercados são responsáveis pelo abastecimento de 85% da população e devem contribuir para a conscientização de seus clientes sobre os problemas ambientais.
O lançamento do Guia da Loja Verde dá continuidade às ações da Apas, iniciada com a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, que substitui as sacolas descartáveis por reutilizáveis. A entidade tem 1,5 mil associados, que somam 2,6 mil lojas.
O guia é autoexplicativo e pode ser acessado no portal da Apas. (eptv.globo)

Nenhum comentário: