domingo, 13 de novembro de 2011

Associação lança guia para ter loja verde

Associação de supermercados lança guia para ter loja verde
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) lançou o Guia da Loja Verde, que pretende ajudar os supermercadistas a tornarem seu negócio mais sustentável. O livro traz dicas sobre como economizar água e energia, fazer coleta seletiva de lixo e escolher materiais mais ecológicos para construções e reformas.
Para auxiliar no dia a dia de diretores e gerentes, a obra traz exemplos já implantados em supermercados de redes como Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar e lojas da Leroy Merlin, além de outras redes menos conhecidas.
O guia aborda a questão de oferecer frios pré-fatiados aos clientes. 'Veja se pode inserir novas atitudes nessa seção. Procure substituir o isopor por bandejas de papelão. Busque embalagens alternativas, feitas com milho ou mandioca', orienta.
A Apas conta que, no Walmart Morumbi, o uso de lâmpadas LED na fachada e fluorescentes na loja reduziu a conta de energia em 40%. Já a loja de Pinheiros do Futurama economiza mais de 60% de energia depois que substituiu as lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
Para promover maior conscientização, a academia Ecofit possui ampulhetas de até 5 minutos nas duchas para os alunos observarem quanto tempo levam para tomar banho. (OESP)

Nenhum comentário: