sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Consumo sustentável

Sabemos hoje em dia, que a crise ecológica mundial também é resultado de um consumo sem sentido e inconsciente atualmente presente em muitas sociedades modernas. Podemos afirmar que a crise ambiental também é responsabilidade do consumidor, já que ele também é responsável pelo pós-consumo do produto com o descarte. Mas essa crise também se deve a que a decisão de um consumo ecológico ainda está muito no âmbito pessoal, da educação e percepção individual, a qual o consumidor pode querer seguir ou não.
O consumo já é o maior desafio ambiental do presente século, já que teremos uma nova e crescente classe média dos países emergentes como Brasil, China e Índia que agora podem e querem consumir como os americanos, mas ainda não são totalmente conscientes sobre o impacto do seu estili de vida no ambiente.
A educação ecologica em uma escala global será o grande desafio deste século.
O que é consumo sustentável
Diante da constatação da crise ecológica atual e a culpa também do consumo, surge a ideia do consumo sustentável.
O consumo sustentável baseia-se na ideia de que o planeta não pode suportar os velhos padrões utilizados nas últimas décadas para a extração, produção, comercialização e descarte de bens.
Quando fala-se sobre consumo sustentável, sabemos que as pessoas não vão parar de consumir mas precisam fazer isso de forma muito mais consciente e também reduzindo o seu consumo.
Consumir de maneira sustentável significa consumir melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas).
Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte. É importante questionar-se sobre o consumo pessoal sempre, como pode ser reduzido e melhorado em qualidade.
A Terra possui em 2009 6,8 bilhões de habitantes - o dobro desde a década de 1960 e quatro vezes o que havia há apenas um século. A população humana continua a se expandir mais de 200.000 pessoas por dia, o que significa aumento significativo de novos consumidores.
Com países como Brasil e Índia aumentando a demanda por bens de consumo, a expectativa é que apenas uma mudança significativa em hábitos de consumo aliada às novas formas de produção poderá, de alguma forma, provocar uma mudança benéfica.
Consumidor verde
Quem estimula o consumo sustentável é o consumidor consciente ou "verde".
Chamado assim por ser mais consciente no ato de comprar ou usar produtos com a possibilidade de colaborar com o planeta.
O "consumidor verde" sabe que se recusando a comprar determinados produtos pode desestimular a produção de artigos nocivos. Por isso evita aqueles que representem um risco à sua saúde ou dos outros e que sejam agressivos à natureza na sua produção, uso ou descarte final.
Uma discussão sempre presente é se o consumidor tem a força para mudar o mercado, ao optar por empresas e produtos verdes e deixando de comprar produtos que não são amigaveis com o meio ambiente. Teoricamente, essa pressão do consumidor, a força do mercado, obrigaria as empresas a serem ecologicas, ou a fechar as suas portas.
Mas deve se reconhecer que esta suposta preocupação ecologica é meramente comercial e financeira, é uma mudança de paradigma (consumo sustentável) ainda regido pelo lucro, e não por uma honesta preocupaçao ecológica.
Exercendo o consumo sustentável
A maior barreira para exercer o consumo sustentável é o preço, já que esse tipo de produtos é ainda mais caro, e mercados como o Brasil, não tem ainda o poder aquisitivo para fazer essa mudança total. Não é possível ter uma sociedade pobre ou em desenvolvimento consumindo produtos ecologicos com preços acima do mercado.
Outros pontos a serem levados em conta para uma "compra verde" são: a postura da empresa em relação a temas ambientais, suas ações sustentaveis, seus processos de produção, compra de matéria prima, mão de obra estrangeira, como a empresa lida com o descarte de seus produtos, tudo deve ser pesquisado e levado em conta na hora de consumir algum produto.
Consumo sustentavel não é apenas a empresa apresentar os seus produtos em uma embalagem ecológica, mas sim conhecer tudo o que está atrás até o produto chegar no mercado.
Este assunto já se encontra no âmbito empresarial brasileiro com a Agenda 21 Brasileira, pelo Instituto Akatu pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (CES-FGV), entre outros.
ONG’s também abordam o assunto, como a Terra Azul, Ambiente Brasil e Futuro Sustentável. (wikipedia)

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