segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Passeata em Catar

“Primeiro grande passo” clima marcha, dizem os organizadores de manhã cedo Catar mostra cuidados ativistas sobre a mudança climática.
Liderando o caminho: Khalid Al-Muhanadi de Doha Oasis
Os organizadores da marcha primeira vez contra a mudança climática, no Qatar acredito que vai marcar os primeiros passos para sustentado ação popular em questões ambientais em todo o país.
A manifestação, sob o lema “Ambiente One, um povo, uma Terra”, foi entusiasticamente recebido por ativistas internacionais sobre o clima e catarianos também.
Antes da marcha começou ao longo da Corniche em Doha, Khalid Al-Mohannadi, de Doha Oasis, uma das principais ONG por trás da chamada para a ação, disse que os ministros foram happy para acomodar os ativistas.
Ele acrescentou: “Levou exatamente 15 minutos para conversar com o governo, mas tomou uma semana para organizar desde então. Levou um monte de trabalho, mas estou muito feliz.” Moza Ishaq Al-Noor e Al Thani, também de Doha Oasis, disse que a marcha veio exatamente no momento certo para o seu país. “Este é um começo enorme para as coisas no Catar”, disse a Sra. Al-Ishaq. “Um monte de pessoas diferentes aqui estavam prontos para este tipo de evento, que era apenas uma questão de facilitar isso. Ela agradeceu ao Ministério do Interior para o seu apoio. “As regras que definiram são mais ou menos, então mesmo que eles estariam em um país como o Reino Unido.” A marcha teve a participação de cerca de 400 pessoas e coberto pela imprensa local e internacional. Falando antes do início, a Sra. Al-Ishaq disse: “Para começar 07:00 em um sábado, há uma participação muito boa e há um monte de catarianos aqui também. Nada como isso já aconteceu aqui antes.” Ela está confiante de que a manifestação será um ponto de encontro para outros grupos ambientais no Qatar, que se aproveitaram das mídias sociais para chegar ao outro e promover a questão das mudanças climáticas em todo o país. “Temos grupos aqui que estão falando sobre o meio ambiente, mas nada sobre a escala desta desta marcha”, diz Al-Ishaq disse. “Isso nos deu força e um foco para incentivar as pessoas a ter uma palavra a dizer e falar sobre questões ambientais”. Ela disse que pode não ser necessariamente outra marcha, mas diferentes líderes surgiu – “. Incluindo nós mesmos, que agora está pronto para ir mais longe”.
Depois da marcha, o Sr. Al-Mohannadi, disse que vai marcar “um despertar” para o Qatar, acrescentando: “Eu acho que as pessoas vão estar muito interessado em se juntar a nós para garantir Qatar é um lugar de vida melhor para todos e ajudar-nos a tomar medidas. Após COP estaremos planejando projetos muito mais aqui no Qatar. ” Wael Hmaidan, o diretor da Climate Action Network International (CAN-I), que ajudou a organizar a marcha, disse: “Este é um evento histórico, que, esperamos, ajudará a fortalecer o movimento de mudança climática na região árabe.
“Um dos legados da COP18 é manter o movimento de mudança climática vai. Esperemos que esta marcha irá criar uma mudança de mentalidade e fazer ação civil mais aceitável na cultura da região árabe. A mudança climática é uma questão urgente e precisamos de cada região a ser fortemente envolvida no debate. ” cop18. (dalilabalekjian)

Nenhum comentário: