sábado, 23 de março de 2013

Reservatórios no Sudeste chegarão a 66,4%

Reservatórios no Sudeste devem chegar a 66,4% em abril, diz ONS
O nível de armazenamento de água dos reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste/Centro-Oeste deverá atingir 66,4% no fim de abril, quando termina o período úmido, quase 10 pontos percentuais abaixo do nível verificado um ano antes.
O dado faz parte da expectativa mais recente divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e leva em conta a manutenção do uso de toda a geração térmica.
Atualmente, o nível dos reservatórios do Sudeste está em 47,27%.
O ONS espera ainda, segundo ata da reunião de 6 de fevereiro do Comitê do Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que o nível das represas da região Nordeste esteja em 64,9% no encerramento do mês que vem. Essas represas estão com 41,76% de armazenamento agora, segundo dados do ONS referentes à domingo.
O ONS pondera que para um cenário conservador, com fluxo de água para as represas "um pouco abaixo do esperado", os percentuais de armazenamento atingiriam 58% para o Sudeste/Centro-Oeste e 56% para o Nordeste no fim de abril.
O armazenamento esperado para os reservatórios ao fim deste período úmido é bem abaixo dos níveis verificados em abril do ano passado, que foram de 76,09% para o Sudeste/Centro-Oeste e de 78,49% no Nordeste.
Em 6 de fevereiro, a expectativa do ONS era atingir, em fevereiro, um armazenamento de 52,1% no Sudeste/Centro-Oeste, de 40,7% no Nordeste, de 43,6% no Sul e de 86,2% no Norte.
No geral, porém, o realizado ficou abaixo das expectativas: o Sudeste fechou o mês passado com 45,48%, o Nordeste com 41,79%, o Sul com 41,79% e o Norte com 75,43%.
Já o crescimento da carga de energia no Brasil em fevereiro ficou acima do esperado pelo ONS. O operador esperava um aumento de 1,3% ante fevereiro de 2012, mas houve alta de 2,8%, para 64.497 megawatts (MW) médios, conforme divulgado na semana passada.
O diretor da consultoria Enecel, Raimundo de Paula Batista Neto, considera que em uma previsão otimista os reservatórios possam chegar a entre 55% e 58% de armazenamento no Sudeste-Centro/Oeste ao fim de abril. Apesar de os níveis ainda estarem baixos, o especialista não considera que haja perigo de fornecimento de energia.
"O crescimento do Brasil como um todo está muito baixo. Se o mercado não crescer muito, a gente passa 2014 sem perigo de racionamento", disse ele.
Expectativa para novembro
Para o fim de novembro, o ONS espera que o armazenamento no Sudeste/Centro-Oeste fique em 58,5% e no Nordeste seja de 46,6%, considerando a geração térmica plena ao longo do ano.
Se a geração térmica só continuar totalmente acionada até abril, a expectativa para o armazenamento em novembro no Sudeste é de 50% e no Nordeste é de 35,6%.
O ONS enfatizou que a entrada da linha de transmissão que ligará as usinas do rio Madeira aos centros de carga no Sudeste "é um reforço fundamental" para o Sistema Interligado Nacional (SIN), "devendo ser envidados todos os esforços para que seja viabilizada sua operação com a maior brevidade possível". (uol)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...