quinta-feira, 20 de março de 2014

Temperaturas caem no Mato Grosso do Sul

No fim de semana as temperaturas caem no sul de Mato Grosso do Sul
O início do Outono marca a diminuição de chuvas no Centro-Oeste do país e os meteorologistas da Somar afirmam que as precipitações só serão mais regulares na região até a primeira quinzena de abril. “Na segunda quinzena do mês e em maio, as chuvas perderão força entre Mato Grosso e Goiás, com episódios de precipitações apenas uma, ou duas vezes por mês”, explica Celso Oliveira. A condição é típica para esta época do ano, pois enquanto a média de acumulado para março em Sorriso-MT é de 400 mm, em abril esse valor cai para 140 mm.
Na primeira sexta-feira do Outono, as condições de tempo quase não mudam. A frente fria no Sudeste deixa a umidade espalhada pelo Centro-Oeste. Nos três estados e Distrito Federal há previsão de chuva a qualquer hora do dia, alternando com períodos de melhoria. As precipitações se tornam mais generalizaras no nordeste de Goiás, área de divisa com a Bahia.
No sábado o tempo fica ainda mais instável, com chuvas até mais fortes em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, pois a frente fria fica estacionada em São Paulo e traz mais umidade da Amazônia, que passa por cima do Centro-Oeste. Na metade sul do estado do Mato Grosso do Sul o tempo volta a ficar mais firme e as temperaturas máximas ficam mais baixas que nos dias anteriores no decorrer do sábado, aliás, esse é um dos destaques do fim de semana. Segundo os meteorologistas da Somar, no domingo as mínimas ficaram entre 10°C e 15°C nessa região.
Apesar das chuvas começarem a perder força no Centro-Oeste durante o Outono, o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, alerta os produtores mato-grossenses, pois em junho as condições mudam e os episódios de chuva ficam mais frequentes e ocorrerão a cada cinco ou dez dias. Essa situação pode atrapalhar a colheita da soja 2ª safra, que foi cultivada no Estado e precisa ser retirada do campo até o dia 15 de junho, quando começa o vazio sanitário. “Vale lembrar que as chuvas de Verão são diferentes das chuvas de Outono e por isso, a condição que ocorreu no início do ano, de invernada, não irá se repetir, mas alguns produtores irão colher grãos mais úmidos do que o esperado”, explica Oliveira. (uol)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...