quinta-feira, 20 de março de 2014

Outono começa com alternância nas condições de tempo

Outono começa em 20/03/14 e será de muita alternância nas condições de tempo
Nos próximos meses teremos ondas de frio e calor, com períodos de chuva e tempo seco.
Muitos vão lembrar deste verão quente e seco, já que ele prejudicou diversas áreas da economia; como agropecuária, energia, abastecimento e outros por conta da falta de chuvas. O verão de 2014 foi marcado por bloqueios atmosféricos e ondas de calor prolongadas no Centro-Sul do país. Além disso, o calor tomou conta do Brasil. “Vários recordes foram registrados, como o de ondas de calor mais longas da história” – afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. Em São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas máximas nestes meses de verão ficaram com mais de 5ºC acima da média climatológica. Isso refletiu no aumento do consumo de energia e também de artigos relacionados ao calor, que sumiram dos estoques dos lojistas. A região Sudeste ficou com chuvas abaixo da média para o período, entre 40 e 50%. Realidade que agravou o já baixo nível dos reservatórios, como no Sistema Cantareira.
Teremos duas quedas significativas na temperatura em maio e chuva deve ficar dentro da média no Sudeste.
O outono de 2014 começa no dia 20 de março às 13h57min (horário de Brasília). O horário tem a ver com a astronomia. Nesta data, os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de energia vinda do sol (momento chamado de equinócio). Além disso, em 20 de março, o dia e a noite têm 12 horas de duração em todos os pontos do globo. Os períodos próximos dos equinócios (outono e primavera) também registram as maiores marés do ano, pois além da atração gravitacional da Lua, ocorre a maior atração gravitacional por parte do Sol.
O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, e isso garante muita alternância nas condições do tempo. Como ondas de frio e calor e períodos de chuva e tempo seco. Já veremos as primeiras ondas de frio ganhando força nos próximos meses, com pelo menos duas quedas de temperatura significativas em maio. As chuvas tendem a ficar próximo do normal para a estação e mais para a faixa litorânea do Sudeste deverão fechar o período um pouco acima da média. (noticiasagricolas)

Nenhum comentário:

Aquecimento global é pior para os mais pobres

O aquecimento global reflete a desigualdade institucionalizada, pois, atinge diretamente aqueles que possuem os menores recursos à sobrevivê...