domingo, 27 de abril de 2014

Para Embrapa, nutrição adequada é a meta agora

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, destaca que as atenções estão voltadas para o desenvolvimento de alimentos com maior poder nutricional e que sejam também funcionais. Lopes afirmou que esta é uma preocupação da pesquisa agropecuária em todo o mundo, para reduzir os gastos do sistema de saúde no tratamento de doenças decorrentes dos hábitos alimentares. Ele cita como exemplo uma nova variedade de alface que está sendo desenvolvida pela Embrapa, rica em ácido fólico, considerado fundamental para mulheres grávidas, pois reduz o risco de má formação congênita.
Na avaliação do presidente da Embrapa, o Brasil já atingiu a segurança alimentar, lembrando que na década de 1960 o País importava alimentos básicos, como arroz, feijão, leite e até carne bovina. Lopes argumenta que foi a combinação de políticas públicas, como o desenvolvimento de pesquisa e transferência dos conhecimentos ao campo, que permitiram ao Brasil diversificar sua produção agropecuária. Um dos poucos produtos no qual o Brasil ainda não atingiu a autossuficiência foi o trigo, "mas estamos trabalhando para tropicalizar a planta". (OESP)

Nenhum comentário:

Como a fumaça de incêndios florestais afeta a saúde humana

Dentre os sintomas de doenças e doenças observados relatam infecções do sistema respiratório superior, asma, conjuntivite, bronquite, irrita...