quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dúvidas sobre abastecimento de água

1. O racionamento de água está descartado?
Sim, até outubro, nas cidades abastecidas pela Sabesp, porque o Sistema Cantareira deve secar até julho e o volume morto do manancial pode abastecer a Grande São Paulo por 4 meses. O governo espera que depois disso volte a chover.
2. A água do volume morto é saudável?
Ela é barrenta e contem sedimentos, mas, segundo a Sabesp, é possível captar e tratar 196 bilhões dos 400 bilhões de litros represados no fundo dos reservatórios. No nordeste, o uso do volume morto é comum.
3. E que mora em uma cidade que não é abastecida pela Sabesp?
Cada prefeitura define estratégias, para economizar ou racionar água. Das cidades que compram da Sabesp, só Guarulhos e São Caetano tiveram corte de 15% porque são abastecidas pelo Cantareira. A empresa diz que não há previsão de cortes para quem recebe de outro manancial, como Santo André.
4. Quem tem direito ao bônus na conta de água?
Cerca de 17 milhões de pessoas que moram nas 31 cidades abastecidas pela Sabesp, incluindo a capital. Deve-se economizar ao menos 20% para ter 30% de desconto.
5. Quem mora em prédio também pode ter bônus?
Sim. Onde não há hidrômetro individualizado para medir o consumo de cada apartamento, todo o condomínio precisa atingir a meta para conseguir o desconto. (OESP)

Nenhum comentário: