terça-feira, 27 de maio de 2014

Reciclagem de óleo de cozinha foi destaque no Ação Global

O projeto Bioplanet que prevê a produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais (OGRs) foi um dos destaques da edição mais recente da Ação Global – um tipo de mutirão de cidadania realizado regularmente pela Rede Globo. O evento aconteceu no Rio de Janeiro.
Desenvolvido pela Biotechnos, o Bioplanet tem como foco a capacitação de cooperativas de catadores de materiais reciclados para a formação de arranjos produtivos locais dedicados à reciclagem de OGRs. Dessa forma, o projeto pretende gerar emprego e renda ao mesmo tempo em que dá destino ambientalmente adequado a um resíduo potencialmente poluente.
Em setembro/13, o projeto foi incluído pelo Ministério do Esporte numa lista de 96 iniciativas incluídas no Programa de Promoção do Brasil na Copa do Mundo 2014. A meta é a instalação de postos de coleta de óleo usado em todas as cidades-sede do campeonato da FIFA para a produção de 25 milhões de litros de biodiesel. O biocombustível produzido será usado para movimentar veículos oficiais do evento e os geradores dos estádios onde acontecerão as partidas do mundial.
Os profissionais ligados ao projeto puderam usar a vitrine do evento da emissora carioca para divulgar suas ações e conscientizar a população sobre a importância de fazer o descarte correto do óleo pós-consumo – dados do Conama indicam que cada litro de óleo usado que chega ao meio ambiente pode contaminar até 12 mil litros de água. Nas contas do projeto, a cada ano o Brasil produz 1,5 bilhões de litros de óleos residuais.
Mais de 15 mil materiais educativos e de comunicação foram distribuídos, demonstrações e conscientização sócio ambiental foi realizada com centenas de crianças e adolescentes. (biodieselbr)

Nenhum comentário: