quinta-feira, 29 de maio de 2014

Peça achada no Pará é lixo espacial que caiu no Atlântico

Peça achada no Pará é lixo espacial que caiu no Atlântico, diz agência
Material é do foguete Ariane 5, que decolou da Guiana Francesa em julho/13.
Objetos foram encontrados por pescadores em 28/04/14.
Pedaço de material que seria da fuselagem de foguete espacial foi encontrado em localidade do Pará.
Moradores da cidade de Salinópolis, a 293 km de Belém (PA), encontraram em 28/04/14 um pedaço de fuselagem que caiu de um veículo espacial lançado do Centro de Kourou, na Guiana Francesa. De lá, decolam diversos foguetes que integram missões da Agência Espacial Europeia, a ESA.
O G1 enviou imagens do destroço à Agência Espacial Britânica (UK Space Agency), que confirmou tratarem-se de pedaços do foguete Ariane 5 ECA, que levou ao espaço, em julho de 2013, o satélite Alphasat – o maior e mais sofisticado equipamento de telecomunicações da Europa.
Imagem do momento da decolagem do Ariane 5 ECA, em 25/07/13.
Ainda segundo a agência, a peça teria caído no Atlântico e, em seguida, "flutuado para o interior".
As fotos do local onde o material foi encontrado mostram moradores e bombeiros retirando o lixo espacial de dentro da água. É possível observar diversos logotipos de organizações nas peças, entre eles o da UK Space Agency.
Em outra foto, há uma placa de identificação com a descrição “propriedade da Arianespace”, consórcio ligado ao Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), nome oficial da agência espacial francesa.
Essa companhia, que tem dez países como acionistas, produz, opera e comercializa os foguetes espaciais “Ariane”, cargueiros com diversas funções, entre elas, a de levar suprimentos para astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Descrição em parte de peça encontrada por pescadores no Pará.
Após lançamento, material caiu no mar e se deslocou até o vilarejo de pescadores; peça é do foguete Ariane 5 ECA, que decolou da base na Guiana Francesa em julho/13. (g1)

Nenhum comentário: