quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Poluição faz diminuir turistas que visitam Pequim

Poluição faz número de turistas que visitam Pequim cair em 10% em 2013
Foi a primeira queda desde 2008.
PEQUIM - O alto nível de poluição de Pequim está afastando turistas estrangeiros da capital chinesa. De acordo com dados oficiais divulgados pela agência de notícias estatal Xinhua, o número de visitantes à cidade recuou 10% em 2013, na comparação com o ano anterior, ficando em 4,5 milhões. Foi a primeira queda desde 2008, segundo a agência AFP.
De acordo com um estudo da Associação Turística de Pequim, a diminuição Além da fumaça nociva que cobre a região, fatores como a desaceleração da economia mundial, a competição com outras cidades asiáticas e a valorização do yuan, moeda local, contribuíram para a diminuição, de acordo com um estudo da Associação Turística de Pequim.
Dados do ano passado mostram que a concentração de micropartículas — as mais nocivas para o organismo — superou 40 vezes o nível máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, influenciada pela vertiginosa expansão industrial no país. Informações como essa têm circulado o mundo e piorando a imagem do país — que conta com atrativos como a Cidade Proibida e a Grande Muralha.
Para reverter esse cenário, a China tem anunciado diversas medidas antipoluição, no que o primeiro-ministro Li Kequiang chamou, no início do ano, de “guerra contra a poluição”. Em maio, o governo anunciou um plano para tirar 5 milhões de carros poluentes das ruas ainda neste ano — 330 mil deles só em Pequim. O governo também se tornou mais severo na fiscalização de empresas, dobrando o número de multas por poluição.
O país também tem investido em ações para facilitar a vida de seus visitantes. Uma delas é a possibilidade de se permanecer em Pequim por 72 horas sem aprovação prévia, o que não impediu a queda no número de turistas. (oglobo)

Nenhum comentário:

Proibição global de plásticos descartáveis tem amplo apoio popular

Pesquisa: 85% dos brasileiros entrevistados defendem que as regras globais exijam redução na produção mundial de plástico. A proibição dos p...