quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Tempestade de neve nos Estados Unidos deixa dez mortos

Pessoas morreram por hipotermia e ao tentar tirar neve de casas ou carros.
Neve que caiu em dois dias equivale à quantidade de um ano inteiro.
Tami Normile e Richard Brooks tentam tirar o excesso de neve do telhado de sua casa no subúrbio de Lakeview, e, Buffalo, NY, em 20/11/14.
Dez pessoas morreram durante a tempestade de neve que castiga o nordeste dos Estados Unidos e paralisou, durante dias, várias comunidades.
O número de mortos aumentou, após o falecimento de duas pessoas por hipotermia no condado de Niágara e na cidade de Boston, no condado de Erie, informaram funcionários locais à AFP.
Outras cinco pessoas morreram durante os trabalhos de retirada das montanhas de neve sobre seus carros e casas.
Dave Zaff, do Serviço Nacional de Meteorologia, informou à AFP que algumas áreas ao sul da cidade de Buffalo receberam até 1,8 m de neve desde o começo da tempestade.
Segundo a organização, nesta quinta-feira podem cair entre 60 e 90 cm mais devido a um fenômeno que ocorre quando o ar gelado sobre a água quente dos lagos.
Também acrescentou que a visibilidade em muitas regiões é quase nula e provavelmente a tempestade será acompanhada de raios e trovões.
Enquanto isso, as autoridades declararam estado de emergência e proibições de viajar no oeste do estado de Nova York.
A tempestade colossal destruiu telhados, danificou casas e comércios, provocando o cancelamento de voos e bloqueou motoristas até por duas noites em estradas, inclusive a banda de rock Interpol.
O grupo informou que ficou bloqueado por mais de 50 horas fora de Buffalo, o que o forçou a cancelar duas apresentações em Montreal e Toronto, no Canadá.
Segundo especialistas, as precipitações que caíram em apenas dois dias equivalem à quantidade de neve registrada em um ano inteiro, um fenômeno que mobilizou 5 mil pessoas nos trabalhos de retirada de neve.
"Definitivamente, é histórica", disse Zaff, antecipando que a situação pode melhorar no fim de semana.
Sidney, um cão de seis anos da raça Golden retriever, atravessa rua coberta pela neve no subúrbio de Lakeview, em Buffalo, NY.
Tom Wilczak retira neve do telhado de sua casa em Buffalo, NY, em 20/11/14.
Caminhonete coberta pela neve é vista em Wes Seneca, perto de Buffalo, NY. (g1)

Nenhum comentário:

Degradação florestal na Amazônia afeta área três vezes maior que desmatamento

Entre março de 2023 e de 2024, INPE detectou aviso de degradação para 20,4 mil km², maior que os 18 mil km² do período anterior. É necessári...