Parece redundante uma empresa
que se diz mais sustentável falar da sua atuação na área ambiental. Entendo
isso devido ao fato de a maioria das pessoas somente associar o termo
sustentabilidade ao meio ambiente, plantio de árvores, coleta de resíduos,
enfim, tudo o que tem a ver com a cor verde.
Sabemos que a
sustentabilidade empresarial é muito mais, não podemos esquecer que toda
empresa parte das questões econômicas para existir, ou seja, sem a área
financeira, uma empresa não é uma empresa. Todavia, obter lucro, buscar uma
ótima receita não é tudo em um negócio. No Brasil, quando abrimos uma empresa
elaboramos um contrato social mostrando qual é o nosso objetivo de prestar
serviço ou produzir e vender produtos para a sociedade. Pois é, às vezes
esquecemos que o empreendimento foi criado para satisfazer uma necessidade da
sociedade por meio dos produtos e serviços, seja desde uma necessidade básica
até uma necessidade de autoestima, como mostra a pirâmide de Maslow.
Porém, esta busca por atender
a necessidade não pode impactar negativamente as pessoas ou o meio ambiente em
que ela vive. Por isso, uma parte das grandes empresas está se preocupando com
este tal tema da sustentabilidade para não agredir a população ou o meio
ambiente no seu entorno ou no do fornecedor. E aí que está o ponto para as PMEs
e empreendedores de plantão!
Ou seja, esta é a grande
oportunidade para que a empresa entre ou permaneça na cadeia de valor de uma
grande empresa que se diz mais sustentável.
Como o meio ambiente é o
primeiro ponto que é lembrado quando falamos de sustentabilidade, é fundamental
que o empreendedor pense e aja focado também no tema. Sabemos que na vida real
é muito difícil para uma pequena e média empresa dar foco para um tema que não
seja produção, vendas, vendas e vendas. Mas esta ação pode ser vista como um
valor agregado que ajudará inclusive nas vendas da maioria dos empreendedores.
Um exemplo é uma empresa
familiar de soluções em ponto de vendas chamada MIB Group, que tem seu
escritório comercial em São Paulo, o parque gráfico em Cotia e vende para todo
o Brasil. Eles começaram com a análise e acompanhamento dos seus dados
ambientais como uso da água, da energia, gestão dos resíduos e dos insumos. Ao
mesmo tempo fizeram uma parceria com a Fundação S.O.S. Mata Atlântica para o projeto
Florestas do Futuro e montaram o projeto Florestas Lamà, que consistia no
plantio de árvores a cada venda do Lamà, o totem de papelão de fácil montagem,
um dos principais produtos da empresa. O cliente da empresa que comprava o Lamà
recebia um certificado mostrando que todo o papelão utilizado foi compensado
voluntariamente por meio de plantio de árvores.
Posteriormente a MIB Group
tirou o certificado ISO 14001 de gestão do meio ambiente e montou um relatório
de ações socioambientais, demonstrando todas as ações realizadas para o meio
ambiente e para a sociedade.
Estas ações fazem parte de
alguns indicadores de sustentabilidade que podem ser realizados aos poucos
pelas empresas. Para o meio ambiente, segundo os indicadores Ethos, pode-se
verificar e implementar ações a partir dos seguintes indicadores, respondendo
às perguntas:
Mudanças climáticas: como é a
governança das ações em relação às mudanças climáticas na sua empresa? Quais
são as adaptações da empresa perante as mudanças climáticas?
Gestão e impactos ao meio
ambiente: Existe um sistema de gestão ambiental? Como é prevenido a
poluição/resíduos? Como é o uso e controle de água, energia e materiais
utilizados nos processos? É utilizado material direto da
natureza/biodiversidade? Como é esta gestão? É feita educação e conscientização
ambiental? Como?
Impacto do consumo: como é o
impacto da empresa com o transporte, logística e distribuição? É feita a
logística reversa ou recolhimento e destinação correta dos produtos no seu fim
de vida?
Pode parecer assustador a
quantidade de perguntas para quem está preocupado em pagar os INSS dos seus
funcionários em dia. Porém, para buscar entrar numa cadeia produtiva de uma
empresa que se diz mais sustentável, ou para ir além de vender produto ou serviço,
basta começar com um dos pontos, depois outro, depois outro, e assim por
diante. O desafio para o empreendedor é o que o motiva para o sucesso! Já
escolheu um deles para começar neste novo ano? (ecodebate)
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