segunda-feira, 11 de maio de 2015

Nível do Cantareira cai pela 4ª vez em maio/15

Nível de água do Cantareira cai pela quarta vez em maio/15.
As represas operam com 19,5 % da capacidade.
Demais reservatórios ficaram estáveis ou receberam água.
Vista da represa do Jaguari, uma das que compõem o Sistema Cantareira, em Bragança Paulista.
O nível de água dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu 0,1% em 10/05, segundo boletim divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Agora, as represas operam com 19,5% da capacidade.
O sistema, que abastece 5,4 milhões de consumidores na capital e região metropolitana, operava em 19,9% no começo do mês e teve quatro quedas desde então. Até 10/05 choveu 6,8 mm no manancial dos 78,2 mm previstos para maio.
Os reservatórios ainda estão em situação crítica, já que apenas a segunda cota do volume morto foi recuperada e a estação das chuvas já terminou.
Só o Cantareira registrou queda em 10/05. Entre os demais mananciais que abastecem a região metropolitana, Alto Tietê, Guarapiranga e Rio Grande mantiveram seus níveis, enquanto Alto Cotia e Rio Claro ganharam água.
Índices
O índice de 19,5% do Cantareira divulgado pela Sabesp considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.
Após ação do Ministério Público, aceita pela Justiça, no entanto, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.
O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Neste domingo, o índice era de 15,1%.
O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil. Neste domingo, o índice era de -9,7%. (g1)

Nenhum comentário:

Aquecimento global é pior para os mais pobres

O aquecimento global reflete a desigualdade institucionalizada, pois, atinge diretamente aqueles que possuem os menores recursos à sobrevivê...