A COP21 e
os desafios brasileiros para o cumprimento das metas de redução de emissões de
CO2
Após
a aprovação em 12/12/15, durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre
Mudanças Climáticas (COP), em Paris, de um novo acordo global para combater os
efeitos das mudanças climáticas, os 188 países-membros da Convenção do Clima da
ONU que já apresentaram suas metas voluntárias de redução das emissões de gases
de efeito estufa para fundamentar a decisão terão agora o desafio de
implementá-las até 2020, quando passa a vigorar o novo acordo.
Para
isso, será preciso superar uma série de obstáculos, como o de viabilizar
condições políticas, econômicas, científicas e tecnológicas para que esses
países possam realizar suas INDCs.
No
caso do Brasil, que apresentou uma das metas mais ambiciosas entre os 188
países e levou a maior delegação entre as 195 nações participantes da COP21, os
desafios também incluem a definição de uma estratégia de financiamento que o
país irá adotar para implementar sua INDC, uma vez que não condicionou sua
execução à obtenção de recursos internacionais.
A
avaliação foi feita por Izabella Teixeira, ministra do meio ambiente do Brasil,
durante um evento paralelo à COP21, em que esteve em pauta as políticas
brasileiras sobre mudanças climáticas pós 2020, ocorrido em 11/12/15 em Le
Bourget, em Paris, no mesmo pavilhão onde foi realizada a convenção, um dia
antes da apresentação e aprovação do documento final do encontro.
“Teremos
que estabelecer qual a estratégia de desenvolvimento tecnológico que o Brasil
irá adotar para implementar sua INDC e superar desafios como restaurar 12
milhões de hectares com custos competitivos e tecnologia que permitam, de fato,
acabar com a comercialização ilegal de madeira e o desmatamento rural no país”,
afirmou.
Outro
obstáculo que o país terá que transpor para viabilizar sua INDC, na avaliação
da ministra, é melhorar sua capacidade científica para estabelecer um sistema
de revisão permanente de dados de emissão de gases de efeito estufa pelo país.
“Será
preciso fornecer dados com qualidade tecnocientífica porque todos eles serão
auditados. A INDC representa um compromisso formal do país e é preciso ter
critérios, requisitos que o país tem capacidade de atender, mas que precisa
melhorar para se preparar para os desafios que virão”, avaliou.
Outra
questão que terá que ser solucionada para viabilizar não só a INDC brasileira,
como as dos demais países, na opinião da ministra, é estabelecer uma nova
relação federativa.
O
sistema federativo tradicional, seguido na COP-15, em Copenhague, em 2010 – em
que estados publicaram leis mais ambiciosas de redução de emissões de gases de
efeito estufa do que seus respectivos países – , criou enormes dificuldades de
conciliação de objetivos nacionais, apontou a ministra.
“As
relações da esfera nacional com os segmentos subnacionais terão que ser
revistas. Tem que ser uma relação em que todos terão que oferecer resultados
com transparência e realizar ações de redução de emissões de gases de efeito
estufa não condicionadas a existência de recursos, porque a INDC brasileira não
foi condicionada à disponibilidade de recursos”, ponderou.
Revisão
periódica
Considerado
o mais amplo entendimento climático global desde o Protocolo de Kyoto, assinado
em 1997, o novo acordo climático mundial adotado por 195 países que
participaram da COP21, chamado “Acordo de Paris”, observa “com preocupação” que
os níveis de emissão de gases de efeito estufa global estimados para 2025 e
2030 decorrentes das INDCs dos 188 países que já apresentaram suas metas são
insuficientes para conter o aumento da temperatura do planeta em até 2 ºC. Além
disso, levarão a um nível de emissão de 55 gigatoneladas em 2030.
A
fim de manter o aumento da temperatura média global a menos de 2ºC acima dos
níveis pré-industriais, o documento indica que esforços muito maiores de
redução de emissões serão necessários para baixar as emissões para o patamar de
40 gigatoneladas até 2030.
Atualmente,
as emissões globais de CO2 são da ordem de 49 bilhões de toneladas,
das quais 24% estão associadas a uso da terra (agropecuária) e florestas e 76%
relacionadas a energia e a processos industriais.
“Não
dá para trabalhar só com ambição global para reduzir emissões de CO2.
Tem que ter ambição nacional”, avaliou Teixeira.
O
novo acordo climático global também estabelece o princípio de que os futuros
planos nacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa (INDCs) terão
que ser mais ambiciosos do que os existentes.
Os
países também terão que apresentar INDCs a cada cinco anos, aumentando de forma
consistente sua ambição em longo prazo.
O
primeiro balanço das INDCs está previsto para 2018, mas a primeira análise, de
fato, poderá acontecer só em 2023.
“Entramos
em uma nova era de cooperação global em uma das questões mais complexas que a
humanidade já teve que enfrentar”, disse o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon,
durante o anúncio da versão final do acordo.
“Pela
primeira vez, todos os países do mundo se comprometeram a reduzir as emissões,
reforçar a capacidade de resistência e tomar medidas comuns. Isso representa um
grande sucesso para o multilateralismo”, avaliou.
Financiamento
O
principal objetivo do acordo universal legalmente vinculante ratificado por 195
países e a União Europeia durante a COP21 é manter o aquecimento global neste
século “muito abaixo” de 2º C e conduzir os esforços para limitar o aumento de
temperatura a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais – considerado o limite
mais seguro para que a humanidade não enfrente os piores impactos da mudança do
clima.
Para
isso, será preciso atingir o pico das emissões o mais rápido possível e obter
um balanço entre as emissões na segunda metade do século, indica o documento.
Em
relação ao financiamento climático, o texto final determina que os países
desenvolvidos deverão investir US$ 100 bilhões por ano em medidas de combate à
mudança do clima e adaptação em países em desenvolvimento.
“Antes
e durante a COP21 foi anunciada uma série de apoios financeiros para mitigação
e adaptação às mudanças climáticas por diversas fontes”, disse Christiana
Figueres, secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre
Mudança do Clima (UNFCC, na sigla em inglês).
“Nos
termos do Acordo de Paris, essas linhas de financiamento serão elevadas para um
novo patamar, o que é de suma importância para os países mais vulneráveis”,
avaliou.
Na
sequência da adoção do Acordo de Paris pela COP21, o documento será depositado
na sede da ONU, em Nova York, e permanecerá aberto para assinatura durante um
ano, a partir de 22 de abril de 2016.
O
acordo entrará em vigor após 55 países responsáveis por, pelo menos, 55% das
emissões globais ratifiquem o documento. (ecodebate)
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