Pesquisa sobre os Resíduos Sólidos, Educação
Ambiental e Responsabilidade Compartilhada – Resultados e análises 3
Este
é o terceiro artigo com os resultados e análises da pesquisa online sobre os
resíduos sólidos, educação ambiental e responsabilidade compartilhada realizada
no segundo semestre/2015 pelo Cenatec e o Projeto Escolas Sustentáveis – O
futuro está presente! Uma ação coletiva de responsabilidade ambiental e social
voltada à capacitação dos educadores e comunidades escolares para o
ensino/aprendizagem e o desenvolvimento de projetos integrados e
contextualizados de educação ambiental nestas comunidades (http://www.cenatecbrasil.blogspot.com.br/2013/12/escolas-sustentaveis.html).
Foram 284 participantes de todas as regiões do Brasil. O primeiro e o segundo
artigos publicado no Portal EcoDebate analisam as primeiras cinco questões
propostas que identificam a) os participantes; b) o percentual por regiões
brasileiras respectivas e c) as perspectivas e ações dos participantes em
relação aos resíduos do consumo diário e estão disponíveis nos links ao final
deste texto.
A
sexta questão de livre escolha da pesquisa solicitou que os participantes
indicassem “Em relação aos catadores de materiais recicláveis, em sua opinião,
qual alternativa descreve melhor as suas atividades”? Foram 283 respostas e uma
abstenção com os seguintes resultados:
–
Atrapalham o trânsito e a livre circulação, espalham os resíduos e não deve ser
permitido este tipo de atividade: 04 respostas com 1,42%;
–
Atrapalham o trânsito e a livre circulação, mas é uma atividade importante que
deve ser permitida: nenhuma resposta com 0%;
–
Realizam um trabalho importante, mas que muitas vezes atrapalha e resulta na
dispersão dos resíduos. Devem ser mais eficientes e responsáveis: 31 respostas
com 10,95%;
–
Realizam um trabalho indispensável para a reciclagem e a reintrodução de
diversas matérias primas nas cadeias produtivas. Devem ser capacitados,
organizados em cooperativas/associações e incentivados em suas atividades: 248
respostas com 87,63%.
O
reconhecimento da importância dos trabalhadores com materiais recicláveis e/ou
reutilizáveis é amplo, com 87,63% das respostas indicando a quarta alternativa
inclusive concordando com a capacitação e incentivos organizacionais que
qualifiquem e profissionalizem as suas atividades. Se tomarmos como critério a
importância, 98,58% dos participantes assim consideram esta atividade, embora
existam ressalvas aos métodos pelos 10,95% que optaram pela segunda
alternativa. Este resultado demonstra que o estabelecimento de políticas
públicas de apoio e incentivo para estes trabalhadores, assim como a sua
inserção nas cadeias de logística reversa pós-consumo, capacitação e
profissionalização terão bons resultados com o apoio e adesão dos consumidores
aos projetos e programas implantados.
A
sétima questão de livre escolha da pesquisa solicitou aos participantes que
indicassem “Quanto à coleta seletiva, se estiver disponível, qual sua opção”?
Foram 282 respostas e duas abstenções com os seguintes resultados:
–
Não mudar a forma como descarto meus resíduos: 01 resposta com 0,35%;
–
Não mudar a forma como descarto meus resíduos, mas colaborar no que for
possível e que não exija esforço: 01 resposta com 0,35%;
–
Colaborar em parte, realizando uma separação básica dos resíduos mais volumosos
e/ou pesados: 12 respostas com 4,26%;
–
Colaborar de acordo com as orientações dos órgãos responsáveis, separando e
acondicionando os resíduos corretamente, inclusive nos locais e horários
adequados à coleta seletiva: 268 respostas com 95,04%.
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Na
quarta alternativa apontada por 95,04% dos participantes está o índice mais
alto de toda a pesquisa, indicando uma clara disposição dos consumidores para
colaborarem com programas de coleta seletiva se estiverem disponíveis e
organizados com instrumentos e regras adequadas ao descarte correto das
embalagens pós-consumo e dos produtos obsoletos. Um índice que podemos
considerar aproximado dos 87,63% – segundo maior índice da pesquisa – que na
questão anterior consideraram indispensável às atividades e a
profissionalização dos trabalhadores com materiais recicláveis.
A
análise destas duas questões indica que ao menos no âmbito desta pesquisa, que
não analisa os aspectos culturais e de formação dos participantes limitando-se
às questões básicas propostas, há uma ampla possibilidade para a colaboração e
apoio da sociedade a projetos que tenham a coleta seletiva e a reciclagem como
base para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. O uso adequado de
programas de educação ambiental direcionados às realidades específicas dos
consumidores e cidadãos pode impulsionar e consolidar esta tendência
identificada entre os participantes.
Alguns
comentários dos participantes:
“[…].
São inúmeros os objetos descartados que dariam para reaproveitar e simplesmente
são jogados fora. A quantidade de lixo é enorme e cresce cada vez mais, os
aterros sanitários lotados e as pessoas não param de consumir. Ao meu ponto de
vista é urgente a questão da conscientização, em larga escala”. Participante nº
212 em 23/11/2015 às 09:51.
“Na
pergunta sobre os catadores, nenhuma reflete minha percepção. Eles ajudam sim,
mas existem ferramentas melhores. Gostaria de ter respondido: nenhuma das
alternativas listadas”. Participante nº 11 em 24/06/2015 às 19:12.
“1.
O gerador inicial do lixo é, em grande parte a indústria e o distribuidor do
produto embalado. 2. A creche, a escola, a universidade são locais onde se deve
ensinar a administração da coleta do lixo”. Participante nº 130 em 04/11/2015
às 09:59. (ecodebate)
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