Pesquisa sobre os Resíduos Sólidos, Educação
Ambiental e Responsabilidade Compartilhada – Resultados e análises 4
Este
é o quarto e último artigo com os resultados e análises da pesquisa online
sobre os resíduos sólidos, educação ambiental e responsabilidade compartilhada
realizada no segundo semestre/2015 pelo Cenatec e o Projeto Escolas
Sustentáveis – O futuro está presente! uma ação coletiva de responsabilidade
ambiental e social voltada à capacitação dos educadores e comunidades escolares
para o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento de projetos integrados e
contextualizados de educação ambiental nestas comunidades (http://www.cenatecbrasil.blogspot.com.br/2013/12/escolas-sustentaveis.html).
Foram 284 participantes de todas as regiões do Brasil. O primeiro, segundo e
terceiro artigos publicado no Portal EcoDebate analisam as primeiras sete
questões propostas que identificam a) os participantes; b) o percentual por
regiões brasileiras respectivas; c) as perspectivas e ações dos participantes
em relação aos resíduos do consumo diário e d) as perspectivas e ações dos
participantes em relação aos catadores de materiais recicláveis/reutilizáveis e
à coleta seletiva e estão disponíveis nos links ao final deste texto.
A
oitava questão de livre escolha da pesquisa solicitou que os participantes
indicassem “Quanto aos resíduos tecnológicos, desgastados e/ou obsoletos
(celulares, computadores, TVs, impressoras, eletrodomésticos, pilhas, lâmpadas,
etc), em sua opinião, qual deve ser a atitude dos consumidores ao final da vida
útil”? Foram 282 respostas com duas abstenções e os seguintes resultados:
–
Descartá-los imediatamente em qualquer espaço possível, sem critérios: nenhuma
resposta com 0%;
–
Descartá-los junto com os outros resíduos domésticos para serem recolhidos
pelos sistemas de limpeza pública: 02 respostas com 0,71%;
–
Descartá-los em locais adequados, implantados especialmente para este fim (eco
pontos), visando uma destinação final ambientalmente adequada: 175 respostas
com 62,06%;
–
Devolvê-los nas lojas e/ou locais em que foram adquiridos, visando uma
destinação ambientalmente adequada: 105 respostas com 37,23%.
A
terceira alternativa com a proposição dos eco pontos com 62,06% foi justificada
por alguns participantes em seus comentários como a melhor opção por serem
muitos eletroeletrônicos adquiridos pela internet, o que dificultaria o
descarte através de outros sistemas. Possivelmente, este foi um dos principais
argumentos para que a maioria dos participantes optasse por esta resposta. A
devolução nas lojas ou locais de aquisição com 37,23% também demonstra a
preocupação dos participantes com o descarte ambientalmente adequado e a
logística reversa dos resíduos tecnológicos.
A
nona questão de livre escolha da pesquisa solicitou que os participantes
indicassem sua opinião “Para a cooperação dos cidadãos quanto aos aspectos
relacionados com os resíduos sólidos, o que considera mais eficiente”? Foram
283 respostas e uma abstenção e os seguintes resultados:
–
Legislação, leis específicas, responsabilização dos geradores e regras para os
consumidores: 63 respostas com 22,26%;
–
Projetos, programas e ações de educação ambiental permanentes e/ou
direcionados: 145 respostas com 51,24%;
–
Campanhas voluntárias pontuais sobre problemas pré-existentes: 03 respostas com
1,06%;
– Uso
da mídia (jornais, TVs, rádios, revistas) para alertar sobre aspectos
ambientais relacionados aos resíduos sólidos: 72 respostas com 25,44%.
As
ações permanentes e/ou direcionadas de educação ambiental com 51,24% foram a
alternativa mais indicada pelos participantes. Esta é a questão em que os
índices estiveram mais distribuídos, possivelmente por as alternativas não
serem excludentes, sendo possível utilizá-las simultaneamente através de um
planejamento adequado e integrado dos projetos de educação ambiental.
Certamente a existência de legislação específica e a responsabilidade dos
geradores com 22,26%, o uso de mídias com 25,44% e mesmo as campanhas pontuais
com 1,06% são complementares aos projetos educativos permanentes e podem
sinergicamente construir consciências pró ativas quanto à responsabilidade
coletiva em relação aos resíduos sólidos. Alguns comentários dos participantes
neste sentido confirmam esta
A
décima questão, não utilizou-se da livre escolha, mas solicitou aos
participantes que “Se desejar, deixe seus comentários e outras informações que
considera importantes”. Foram 97 comentários como complementos às respostas,
justificativas, descrição das realidades locais, sugestões, opiniões e
observações relacionadas às diversas questões propostas. Alguns destes
comentários foram selecionados e estão transcritos ao final de todos os artigos
publicados com as análises e resultados desta pesquisa online sobre os resíduos
sólidos, a responsabilidade compartilhada e a educação ambiental.
Alguns comentários dos participantes:
Alguns comentários dos participantes:
“Com
relação ao lixo eletroeletrônico acredito que há mercado para empresas de
coleta e destinação adequada deste tipo de lixo. Uma vez contratei uma empresa
chamada Loop Logística Reversa em São Paulo e recebi uma proposta com valores
nada altos […]. Eles emitiram nota fiscal de serviços e laudo de descarte
correto e ainda laudo de economia ambiental. […]. Acho que pode ser uma
solução, pois tentei retornar a lojas e fabricantes e embora tenham nos sites
que fazem o serviço (alguns deles), na prática não fazem e tive que recorrer a
esta empresa, e não me arrependo”. Participante nº 32, 23/07/2015 às 12:21.
“Combater
a máfia do lixo e obrigar as empresas a cumprirem com sua parte no ciclo”.
Participante nº 28, 23/07/2015 às 10:46.
“[…],
a educação ambiental é um bom caminho. Porém sem cobrança devida dos órgãos do
governo fica complicado, conversando com colegas de outros países vi que a
melhoria em torno do assunto só ocorre por necessidade e porque mexe no bolso,
paga quem não segrega, quem não tem a devida atitude”. Participante nº 54,
11/08/2015 às 18:08.
“Alguns
itens adquiridos, na 8ª questão, são pela internet às vezes. Por isso optei
pelos eco pontos”. Participante nº 55, 12/08/2015 às 09:06.
“Na
questão 9, considero o melhor e mais eficiente um planejamento que envolva as
quatro alternativas”. Participante nº 193, 20/11/2015 às 06:50.
“Foi
um dos últimos projetos que realizamos em equipe em minha escola, depois
aposentei. Separação dos materiais utilizados, em 2002...” Participante nº 252,
12/12/2015 às 17:41.
Observação:
a inserção deste comentário é uma homenagem do Centro de Assessoria em Resíduos
Sólidos e Educação Ambiental – Cenatec e Projeto Escolas Sustentáveis – O
futuro está Presente! a todos os educadores ambientais do Brasil. (ecodebate)
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