domingo, 7 de fevereiro de 2016

Floresta urbana

Floresta urbana em Colônia (Alemanha).
Floresta urbana é uma floresta ou fragmento que esta situada dentro ou próximo a uma zona urbana. Alguns países também aplicam esse termo para designar a arborização urbana de uma cidade. Nesse último caso, países como Estados Unidos da América e Canadá são bons exemplos. O próprio termo urban forestry nasceu no Canadá na década de 60 para designar a arborização. Alguns países como a Finlândia e Alemanha consideram floresta urbana apenas as áreas de florestas nativas que se situam dentro ou próximas ao perímetro urbano.
Floresta da Tijuca, uma densa floresta tropical considerada como a maior floresta urbana do mundo, em uma área de preservação ambiental, a apenas dez minutos de distância da área urbana do Rio de Janeiro, onde poderá desfrutar de uma pequena caminhada até a Cascatinha (a maior cachoeira da cidade), uma visita ao Centro de Visitantes do Parque Nacional e em seguida uma parada na Vista Chinesa, lugar onde você pode ter uma vista maravilhosa da Praia de Ipanema, Praia de Copacabana, Baía de Guanabara e Niterói. Durante este passeio, é possível ver animais como macacos, preguiças e pássaros da fauna brasileira. Este tour é recomendado também em dias de chuva, quando temos a oportunidade de apreciar a cachoeira em sua máxima exuberância.
Floresta da Tijuca – Maior Floresta Urbana do Mundo.
Diferenciação
As principais diferenças entre uma floresta urbana e uma não urbana estão na influência que a primeira sofre da cidade e de seus habitantes. Nas florestas urbanas, fatores impactantes como lixo, trilhas, retirada de plantas ornamentais, poluição sonora e atmosférica são mais comuns. As florestas urbanas também sofrem mais com a especulação imobiliária.
Importância
Esses fragmentos de florestas situados próximo ou dentro das cidades são importantes mantenedores da biodiversidade. Várias espécies de plantas e animais encontram neles o seu abrigo. Sua proximidade com as cidades também serve de potencial alternativa de lazer. Nessas áreas podemos encontrar numa caminhada mais atenta várias espécies de pássaros, insetos, plantas e mamíferos. Entretanto seu valor para a cidade vai além da preservação das espécies e do lazer. Esses fragmentos de florestas podem mitigar a poluição química e sonora, reduzir o efeito de ilha de aclor, aumentar a disponibilidade e qualidade da água, reduzir a erosão nas encostas e, por consequência, os assoreamentos dos rios. Esses e muitos outros benefícios se traduzem em economia de dinheiro para as cidades, visto que seriam necessários menos investimentos em dragagem dos rios, tratamento da água e consumo de energia elétrica pelos aparelhos de ar condicionado. Além desses fatores de importância local, soma-se o fato de as árvores serem grandes reservatórios de carbono, assim essas florestas podem absorver uma grande quantidade de CO2, ajudando assim a reduzir o aquecimento global.
Brasil                     
No Brasil, este termo ainda é pouco trabalhado e falta uma definição, contudo como o termo floresta aqui não é utilizado para designar a arborização da cidade é mais indicado usá-lo apenas para florestas nativas.
Neste contexto, o Parque da Cantareira, localizado na Zona Norte de São Paulo, e o Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro são considerados as maiores florestas urbanas do mundo. (wikipedia)

Nenhum comentário:

Mudanças Climáticas: o que podemos fazer?

Desligue aparelhos e lâmpadas que não estão sendo usados. Dê preferência ao uso de fontes de energia limpa e renováveis, como a energia sola...