Pesquisa sobre os Resíduos Sólidos, Educação
Ambiental e Responsabilidade Compartilhada – Resultados e análises 1
O
Centro de Assessoria em Resíduos Sólidos e Educação Ambiental – Cenatec Ltda.
coordena uma ação coletiva de responsabilidade ambiental e social – Projeto
Escolas Sustentáveis, o futuro está presente! Voltada à capacitação das
comunidades escolares para o ensino/aprendizagem contextualizado da educação
ambiental, o diálogo e a colaboração entre a educação ambiental formal e não
formal conforme estabelecido na Lei 9.795/1999 que constitui a Política
Nacional de Educação Ambiental.
Um
dos objetivos deste projeto é o desenvolvimento de pesquisas que possibilitem o
desenvolvimento de projetos integrados à cidadania e responsabilidade
socioambiental, estabelecendo metodologias pedagógicas que respeitem e
estimulem as representações sociais positivas sobre o meio ambiente, seja nas
comunidades escolares ou na sociedade, contribuindo para a construção de um
país sustentável, com livre iniciativa de ações e pensamentos, diálogo e colaboração
permanente entre a educação pública e o conjunto dos atores sociais e
econômicos, todos legalmente responsáveis pelo desenvolvimento da educação
ambiental no Brasil.
No
segundo semestre/2015, o Cenatec e Projeto Escolas Sustentáveis realizaram uma
pesquisa sobre os resíduos sólidos, a educação ambiental e a responsabilidade
compartilhada pós-consumo. Este é o primeiro artigo com análises e avaliações
dos resultados obtidos. Ao final deste e dos próximos artigos, estarão
inseridos alguns comentários dos participantes da pesquisa considerados
relevantes como informações adicionais. Para a captação das respostas
utilizou-se um serviço especializado em questionários online para acesso às dez
questões, sendo nove de múltipla escolha e uma opcional e descritiva para
informações e comentários complementares considerados importantes pelos
participantes. O período de realização foi de 23/06 à 22/12/2015, com 284
participantes dos quais 97 deixaram comentários e observações.
A
primeira questão de múltipla escolha solicitou que os participantes se
identificassem como segmento consumidor com as seguintes opções:
Cidadã/cidadão; Empresa; ONG/Oscip; Associação/cooperativa/sindicato; Órgão
público; Escola comunitária/ pública/ privada. Nesta questão, foram 282
respostas com 02 participantes que não responderam, com os seguintes
resultados:
–
Cidadã/cidadão: 221 respostas com 78,37%;
–
Empresa: 16 respostas com 5,67%;
–
ONG/Oscip: 08 respostas com 2,84%;
–
Associação/cooperativa/sindicato: 05 respostas com 1,77%;
–
Órgão público: 17 respostas com 6,03%;
–
Escola pública/comunitária/privada: 15 respostas com 5,32%.
Portanto,
os participantes optaram majoritariamente por responderem à pesquisa
individualmente como cidadãos com 78,37% das respostas identificadas com esta
alternativa. Uma opção que poderia ter sido acrescentada são os condomínios,
considerando que aproximadamente 10% da população brasileira vivem nestes
espaços de acordo com o Censo Demográfico 2010 do IBGE, mas provavelmente isso
não alteraria significativamente os resultados.
A
segunda questão de múltipla escolha solicitou que os participantes
identificassem a região geográfica brasileira em que estavam localizados. Foram
283 respostas com 01 participante que não respondeu e os seguintes resultados:
–
Centro Oeste: 31 respostas com 10,95%;
–
Nordeste: 37 respostas com 13,07%;
–
Norte: 14 respostas com 4,95%;
–
Sudeste: 119 respostas com 42,05%;
–
Sul: 82 respostas com 28,98%.
A
Região Sudeste destaca-se com um número bem superior de participantes em
relação às outras regiões com 119 respostas e 42,05%. A Região Sul em segundo
lugar com 82 respostas e 28,98% obteve o mesmo número de participantes das
outras três regiões, Centro Oeste, Nordeste e Norte, que juntas obtiveram
também 82 respostas e o mesmo índice percentual. Estas diferenças regionais
estão relacionadas com os aspectos econômicos, acesso às tecnologias digitais,
quantidade de equipamentos disponíveis, qualidade das conexões de internet,
projetos de inclusão digital, formação e capacitação dos recursos humanos,
deficiências de infraestrutura, evidenciando uma acentuada diferença de acesso
e disponibilidade às informações em uma ampla área do Brasil.
Alguns
comentários dos participantes:
“Trabalhar
a Educação Ambiental é um item essencial para o mundo em que vivemos, temos que
atingir o público de maneira fácil e direta. […] ter a capacidade de pelo menos
ajudarmos com a separação em casa, ajudando assim todo o processo e tornar
dessa atividade uma coisa rotineira enquadrando de vez isso em nossas vidas”.
Participante nº 31, 23/07/2015 às 11:39.
“Educação
Ambiental em todos os níveis e o cumprimento da PNRS”. Participante nº 36,
23/07/2015 às 20:21.
“Campanhas
educativas massivas que estimulem a compreensão dos 3R, redução, reutilização e
reciclagem; normatização e difusão da legislação sobre logística reversa e
responsabilidade com a mesma”. Participante nº 47, 29/07/2015 às 15:45.
(ecodebate)
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