quarta-feira, 27 de abril de 2016

País com a maior biodiversidade do mundo

Brasil, o país que possui a maior biodiversidade do planeta
Com 55.000 espécies de plantas, o Brasil possui aproximadamente 22% das 250.000 existentes no planeta.
O Brasil é o País com a maior biodiversidade do mundo. São 55 mil espécies de plantas, o que corresponde a aproximadamente 22% das 250 mil existentes no planeta.
Embora o país possua vegetação espalhada por diversos habitats, a maior parte da flora brasileira se encontra na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.
Nesses locais, a diversidade é tão grande que em apenas um hectare se encontram mais espécies de árvores que em todo o continente europeu.
Além disso, a cada ano cientistas adicionam dezenas de espécies novas à lista brasileira e pesquisadores acreditam que o número conhecido represente apenas 60% a 80% das plantas realmente existentes no país.
Espécies exóticas
O Brasil possui diversidade nas espécies nativas, mas também recebeu vegetação de outras regiões tropicais, trazidas pelos portugueses durante o período colonial. Várias dessas espécies se restringem às áreas agrícolas, como o arroz, cana-de-açúcar, banana e frutas cítricas.
Plantas medicinais
A flora brasileira é amplamente utilizada pela população como fonte medicinal, embora pouco se conheça cientificamente sobre os resultados. Por falta de pesquisa, é provável que muitas espécies de plantas brasileiras tenham uso terapêutico ainda desconhecido.
Fauna
Na fauna, o Brasil tem a maior diversidade do mundo na classificação de mamíferos, com 524 espécies conhecidas, bem como de peixes de água doce, com mais de três mil espécies. Possui também mais de 1.600 espécies de aves e cerca de 15 milhões de espécies de insetos. (rankbrasil)

Nenhum comentário: