quinta-feira, 7 de abril de 2016

Seminário discute uso da água na região metropolitana

Seminário Água Boa em São Paulo promove discussão sobre o uso da água na região metropolitana da cidade
Cultivando Água Boa, prêmio ONU 2015 de Melhor Programa de Gestão de Água do mundo, será apresentado no evento.
Com cerca de 20 milhões de pessoas distribuídas em 39 cidades, a região metropolitana de São Paulo consome cerca de 80 bilhões de litros de água por mês, segundo a Sabesp, o que representa uma média de 161 litros/dia por habitante. A recomendação da ONU é de 110 litros/dia por habitante.
O alto consumo de água somado à seca enfrentada pelo Estado de São Paulo nos últimos dois anos e o crescimento desordenado da população, ocupando as regiões ribeirinhas e interferindo em nascentes e cursos d’água, levou o Instituto Ecoar, a Itaipu Binacional, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) a se unirem na promoção do seminário Água Boa em São Paulo: cenários, práticas e soluções.
O evento será realizado em 12 de abril, no lounge do Pavilhão da Bienal de São Paulo, e discutirá as iniciativas e boas práticas de conservação e restauração das águas na região metropolitana de São Paulo, promovendo o intercâmbio de experiências sobre o enfrentamento da escassez de água e a recuperação de bacias e micro bacias hidrográficas de forma participativa e sustentável
Na ocasião, será apresentado o projeto Cultivando Água Boa, prêmio ONU 2015 de Melhor Programa de Gestão de Água do mundo. “Temos orgulho de ter contribuído com a recuperação das águas e do território que fazem parte da Bacia do Paraná 3 e, ao apresentar esta experiência exitosa, esperamos contribuir para a construção de políticas participativas de gestão das águas na região metropolitana de São Paulo”, afirma Jair Kotz, superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional.
Os participantes terão a oportunidade de visitar uma exposição sobre esse projeto, que será exibida no lounge durante o seminário e que seguirá, posteriormente, para a Umapaz, onde permanecerá durante todo o ano de 2016.
“Água Boa em São Paulo dá início a um ciclo de diálogos que busca a construção de políticas sustentáveis e participativas na gestão dos recursos hídricos na região metropolitana de São Paulo. “Queremos compartilhar experiências bem-sucedidas de recuperação, conservação e gestão participativa de recursos hídricos com os gestores públicos e a sociedade civil paulistana e paulista, buscando fomentar e incrementar inciativas e projetos que possa enfrentar o desafio da questão hídrica da região metropolitana de São Paulo”, comenta Miriam Duailibi, presidente do Instituto Ecoar.
Participarão do seminário gestores públicos, prefeitos da região metropolitana de São Paulo, parlamentares ligados à questão da água, integrantes dos Comitês de Bacias, ONGs, universidades, associações comunitárias e empresas.
“É de suma importância conhecer e articular as diferentes práticas de enfrentamento da escassez hídrica, assim como ideias para a redução de consumo, captação e reutilização da água. Buscaremos instituir políticas públicas municipais que visem a boa gestão da água na região metropolitana de São Paulo”, comenta Rodrigo Ravena, Secretário do Verde e do Meio Ambiente da capital Paulista. (ecodebate)

Nenhum comentário: