quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Desenhando o problema do aquecimento global

O leitor pode até não ligar nome à pessoa, mas são grandes as chances de que ter visto – e gostado – de alguma tirinha do XKCD. Criados há pouco mais de 10 anos pelo físico norte-americano e ex-funcionário da NASA, Randall Munroe, os quadrinhos da série transitam por uma variedade de assuntos. Incluindo temas científicos consideravelmente complexos.
Dessa vez, Munroe apontou para uma das mais longevas falácias divulgadas por quem nega o aquecimento global: a de que o clima da terra sempre mudou e que o processo atual é só mais uma dessas mudanças naturais.
Com pequenas doses do seu característico humor e grandes porções de fatos científicos, ele criou uma longa linha do tempo mostrando a evolução das temperaturas médias globais ao longo dos últimos 22 mil anos que deixa dramaticamente claro que o que está acontecendo nas últimas décadas não é resultado de um processo natural e que as coisas podem ficar – muito – feias de nada for feito rapidamente para conter as emissões de gás carbônico.
Veja a seguir a longa linha do tempo:
(biodieselbr)


Nenhum comentário: