quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Reaproveitamento d'água de uso doméstico irrigará hortas


Reaproveitamento da água de uso doméstico para irrigar hortas orgânicas

Conheça o projeto que reaproveita água de uso doméstico para irrigar hortas orgânicas.

Em Pernambuco, o projeto “Jucati Sustentável: Bioágua, Agroecologia e Nutrição” otimiza o uso da água, especialmente para pequenas famílias produtoras do semiárido, em que a água, em certas épocas do ano, se torna um recurso bastante escasso.

Nesta entrevista ao programa Brasil Rural, das Rádios Nacional AM, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões, a Coordenadora de Obras da Área Socioambiental da ação, Adriana Gouveia, que faz parte da Associação de Voluntários Para O Serviço Internacional – Brasil (AVSI), explica que projeto, financiado pela Fundação Banco do Brasil, vai implantar 22 sistemas da Bioágua Familiar para promover a agroecologia, a educação alimentar e ambiental e reduzir a pobreza rural em Jucati, para reaproveitar a água de uso doméstico na agricultura familiar para a irrigação de hortas orgânicas nos quintais.
A água usada para lavar louças, roupas e para tomar banho é canalizada para um reservatório que contém minhocas, areia, brita e adubo orgânico.
A tecnologia social já foi implantada em cinco cidades do Agreste Pernambucano – Calçado, Jupi, Caetés, Lajedo e Garanhuns – em um total de 131 famílias de usuários.
Tocador de áudio:

Nenhum comentário: