terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Meteorologia Mundial confirma início do La Niña já na virada do ano

Recentemente, as temperaturas da superfície do mar na parte oriental do Pacífico tropical têm esfriado e já chegam a condições características de um episódio fraco de La Niña. Da mesma forma, a maioria dos indicadores atmosféricos agora coincidem com os correspondentes para as primeiras fases de um episódio de La Niña.
Os modelos climáticos indicam que é provável que estas condições de La Niña serão mantidas até o primeiro trimestre de 2018. E é menos provável que retornará às condições neutras de um período de El Niño-Oscilação do Sul (ENSO) antes do início de 2018 e a possibilidade de um episódio de El Niño parece muito remota antes do segundo trimestre do ano que vem. Os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais continuarão a monitorar de perto a evolução do fenômeno ENSO nos próximos meses.
Segundo informações da Organização Meteorológica Mundial, em um reporte sobre o fenômeno, há de 70% a 80% de possibilidade de que as condições de La Niña se estendam até o primeiro trimestre de 2018. 

A organização prevê ainda que se trate de um La Niña fraco, com uma pequena possibilidade de poder se desenvolver para uma intensidade moderada. (noticiasagricolas)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...