quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Pesquisadores europeus questionam potencial das tecnologias de emissão negativa

CO2: Pesquisadores europeus questionam o potencial das Tecnologias de Emissão Negativa.
Em um novo relatório do Conselho Consultivo de Ciências das Academias Europeias (EASAC), cientistas seniores de toda a Europa avaliaram o potencial de contribuição das tecnologias de emissão negativa (Negative Emission Technologies – NETs) para permitir que a humanidade atinja os objetivos do Acordo de Paris de evitar mudanças climáticas perigosas.
Eles acham que as NETs têm “potencial realista limitado” para deter aumentos na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, na escala prevista nos cenários do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Este novo relatório conclui que nenhum das NETs tem potencial para entregar remoções de carbono na escala gigaton (Gt) e na taxa de implantação prevista pelo IPCC, incluindo reflorestamento, arborização, agricultura favorável ao carbono, bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCs), intemperismo melhorado, fertilização oceânica.
“Cenários e projeções que sugerem que a contribuição futura da NET para a remoção de CO2 permitirá que os objetivos de Paris sejam atendidos parecem otimistas com base nos conhecimentos atuais e não devem constituir a base do desenvolvimento, análise e comparação de cenários de vias de energia de longo prazo para a UE. Confiar em NETs para compensar falhas para mitigar adequadamente as emissões pode ter sérias implicações para as gerações futuras “, afirmam as academias científicas europeias. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Mudanças Climáticas: o que podemos fazer?

Desligue aparelhos e lâmpadas que não estão sendo usados. Dê preferência ao uso de fontes de energia limpa e renováveis, como a energia sola...