sábado, 23 de fevereiro de 2019

Combustível fóssil é o principal contribuinte para o carbono negro no Ártico

Combustão de combustíveis fósseis é o principal contribuinte para o carbono negro em todo o Ártico.
Carbono negro é uma forma impura de carbono produzida durante a combustão incompleta de combustíveis fósseis, madeira ou de biomassa. Existe em aerossóis, sedimentos e solos.
Estudo feito nos Estados Unidos por pesquisadores da Universidade de Iowa aponta que a inalação de nanopartículas de carbono negro, resultante da queima de combustíveis fósseis e de biomassa, pode causar a morte de células do pulmão e agravar infecções no órgão vital para a respiração.
Carbono Negro – Uma equipe internacional conduziu o estudo em locais na Rússia, Canadá, Suécia e Noruega, com pesquisadores da Universidade de Baylor contribuindo com medições para o Alasca.
Combustão de combustíveis fósseis é o principal contribuinte para o carbono negro coletado em cinco locais ao redor do Ártico, o que tem implicações para o aquecimento global, de acordo com um estudo de um grupo internacional de cientistas que incluiu uma equipe da Baylor University.
O estudo de cinco anos, para descobrir fontes de carbono negro, foi feito em cinco locais remotos ao redor do Ártico e foi publicado na revista Science Advances, uma publicação da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
A equipe de Baylor usou radiocarbono para determinar as contribuições de queima de fósseis e biomassa para o carbono negro em Barrow, no Alasca, enquanto seus colaboradores usaram a mesma técnica para locais na Rússia, Canadá, Suécia e Noruega.
A pesquisa de Baylor foi liderada por Rebecca Sheesley, Ph.D., professora associada de ciência ambiental na Faculdade de Artes e Ciências, e Tate Barrett, Ph.D., ex-aluna de Sheesley e agora pesquisadora de pós-doutorado na Universidade do Norte do Texas. Seu interesse pela pesquisa resultou de um desejo de entender por que o Ártico está mudando e quais poluentes devem ser controlados para mitigar essa mudança.
Refinaria de petróleo onde são obtidos os derivados deste que é o combustível fóssil mais usado atualmente.
“O Ártico está aquecendo a uma taxa muito maior do que o resto do globo”, disse Sheesley. “Essa mudança climática está sendo impulsionada por poluentes atmosféricos, como gases de efeito estufa e partículas na atmosfera. Um dos componentes mais importantes deste material particulado atmosférico é o carbono preto, ou fuligem. O carbono negro absorve diretamente a luz do sol e aquece a atmosfera. Em locais nevados, também pode se depositar na superfície, onde aquece a superfície e aumenta a taxa de derretimento”.
Os resultados mostraram que a combustão de combustíveis fósseis (carvão, gasolina ou diesel) é responsável pela maior parte do carbono negro no Ártico (cerca de 60% ao ano), mas que a queima de biomassa (incluindo incêndios florestais e madeira) se torna mais importante no verão.
O local, em Barrow, no Alasca, que era o foco da equipe de Baylor, diferia de outros locais, pois tinha maior contribuição de combustível fóssil para o carbono negro e era mais impactado pelas fontes norte-americanas de carbono negro do que o resto do Ártico.
Desde 2012, Sheesley vem expandindo este trabalho para investigar como as fontes de combustão e não-combustão impactam diferentes tipos de partículas atmosféricas em todo o Ártico do Alasca.
Medição de Radiação Atmosférica em Barrow, Alasca, local de pesquisa da equipe Baylor em estudo internacional de carbono negro dentro e ao redor do Ártico. (ecodebate)

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