terça-feira, 27 de agosto de 2019

Caminhos no século XXI do desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável procura conciliar crescimento econômico e preservação natural.
O Relatório Brundtland, no documento intitulado ”Nosso Futuro Comum”, definiu desenvolvimento sustentável como aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as demandas das gerações futuras.
Entretanto, os termos sustentável, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, são conceitos diferentes dentro da literatura acadêmica. Para Prugh e Assadourian (2003), o conceito de sustentabilidade se relaciona com duradouro, por ser flexível e aberto à interpretações.
Já nas interpretações e reflexões de Barter e Russell (2012), o conceito de desenvolvimento sustentável não pretende referir-se apenas a salvar a natureza, mas também à internalização de estratégias, acrescentando, assim, novos recursos para consentir o crescimento econômico e a prosperidade compartilhada por todos. A conceitualização do desenvolvimento sustentável, faz referência a um desenvolvimento de processos e práticas que envolvem ação e tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida humana no planeta.
Esquema representativo dos vários componentes do desenvolvimento sustentável.
A ONU, adotou uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Nessa agenda há 17 objetivos, que listamos a seguir:
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável.
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água, e saneamento para todos.
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, objetivos esses ilustrados na Figura 1.
Figura abaixo representa os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (ecodebate)

Nenhum comentário: