Faltando apenas alguns meses
para a grande cúpula do clima COP26 , o plano fornece um ‘greenprint’ líder
mundial para reduzir as emissões de nossos mares e céus, estradas e ferrovias,
estabelecendo um caminho confiável para todo o setor de transporte chegar a
zero líquido até 2050.
O transporte mais limpo
criará e apoiará empregos altamente qualificados, com a produção de veículos
rodoviários com emissão zero tendo o potencial de sustentar dezenas de milhares
de empregos no valor de até £ 9,7 bilhões de GVA em 2050. Isso também garantirá
que o ar que respiramos seja mais limpo nossas comunidades e reduzir o tempo
gasto no trânsito.
Como parte desta visão, o
governo anuncia hoje sua intenção de eliminar gradualmente a venda de novos
veículos pesados a diesel e gasolina ( HGVs ) até 2040, sujeitos a consulta –
combinada com a data de eliminação de 2035 para carros e vans poluentes, este
representa uma promessa líder mundial para eliminar todos os veículos rodoviários
poluentes nas próximas 2 décadas. A consulta propõe uma data de eliminação
progressiva de 2035 para veículos com peso de 3,5 a 26 toneladas e 2040 para
veículos com peso superior a 26 toneladas – ou antes, se uma transição mais
rápida parecer viável.
Com bilhões de libras em investimentos já prometidos, incluindo £ 2 bilhões em ciclismo e caminhada e £ 2,8 bilhões para apoiar a indústria e os motoristas na mudança para veículos mais limpos, o plano de descarbonização do Transporte também define como o governo vai melhorar o transporte público e aumentar o apoio para viagens ativas torná-los a primeira escolha natural para todos que podem levá-los – criando uma rede ferroviária zero líquida até 2050, garantindo emissões líquidas zero da aviação até 2040 e liderando a transição para o transporte verde.
O Secretário de Transporte Grant Shapps disse:
* O transporte não é apenas a
forma como você se locomove. É algo que molda fundamentalmente nossas vilas,
cidades e campos, nossos padrões de vida e nossa saúde. Podem moldar todas
essas coisas para o bem ou para o mal. Descarbonização não é apenas um processo
tecnocrático, é como garantimos que o transporte modele a qualidade de vida e a
economia de maneiras que sejam boas.
* Não se trata de impedir as
pessoas de fazerem as coisas: trata-se de fazer as mesmas coisas de maneira
diferente. Ainda voaremos nas férias, mas em aeronaves mais eficientes,
utilizando combustível sustentável. Ainda dirigiremos, mas cada vez mais em
carros com emissões zero.
* O plano de descarbonização
do Transporte é apenas o começo – precisaremos de esforços e colaboração
contínuos para cumprir seus compromissos ambiciosos, que, em última análise,
criarão um crescimento econômico sustentável por meio de comunidades mais
saudáveis à medida que reconstruímos com mais verdes.
Compromisso surge quando o
governo publica um livro verde estabelecendo a estrutura regulatória exigindo
que os fabricantes de veículos melhorem a eficiência de combustível de novos
carros, vans e HGVs, permitindo que o país cumpra as ambiciosas datas de
eliminação gradativa enquanto cria novos empregos para o setor automotivo
entregando certeza para os motoristas. Isso inclui consultoria sobre a possível
introdução de um novo mandato da indústria em fases para veículos com emissão
zero.
O governo também publica hoje
um plano de entrega 2035, que reúne todas as medidas para descarbonizar carros
e vans, de todo o governo, em um único documento. Ele descreve os principais
cronogramas, marcos e como o progresso em direção ao compromisso de entregar a
propriedade em massa de carros e vans com emissão zero será monitorado.
Isso segue os recentes
investimentos da fabricante de automóveis Nissan para produzir seu veículo
elétrico de nova geração em Sunderland, junto com a nova Gigafactory da
Envision, bem como o investimento de Stellantis na fábrica de Ellesmere Port de
Vauxhall para transformar o local para uma nova era na fabricação de veículos
elétricos.
A aviação tem um papel vital no combate às mudanças climáticas, razão pela qual o governo está lançando hoje também a consulta Jet Zero , que compromete o setor com uma meta de emissões líquidas zero até 2050 e estabelece um plano de ação para como isso pode ser alcançado – garantindo que todos possam continuar a voar para férias, visitas à família e negócios, sem contribuir para as mudanças climáticas.
Transporte é uma das fontes de emissões que mais crescem no mundo.
Refletindo o fato de que a indústria de aviação do Reino Unido já está liderando o caminho na busca pela redução das emissões de voos, a consulta propõe uma meta anterior para a aviação doméstica do Reino Unido chegar a zero líquido até 2040, bem como para todas as operações aeroportuárias na Inglaterra terem emissão zero em 2040. (ecodebate)
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