quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Reservatórios globais estão secando

Reservatórios globais estão secando, revela novo estudo.
Estudo revelou que os reservatórios de água doce em todo o mundo estão ficando mais secos devido ao aquecimento global, aumento da demanda humana e às mudanças climáticas.

Os reservatórios são estruturas artificiais que armazenam água para diversos fins, como abastecimento, irrigação, geração de energia e controle de enchentes. Eles também desempenham um papel importante na regulação do ciclo hidrológico e na manutenção da biodiversidade.

No entanto, os reservatórios também estão sujeitos a perdas de água por evaporação, infiltração e uso humano. Além disso, as mudanças climáticas podem afetar a disponibilidade e a qualidade da água nos reservatórios, alterando os padrões de precipitação, temperatura e escoamento.

O estudo analisou dados de 227 reservatórios em seis continentes, cobrindo um período de 20 anos (2002-2021). Os pesquisadores usaram uma combinação de observações por satélite, modelos hidrológicos e estatísticos para estimar as variações no volume de água armazenada nos reservatórios e os fatores que as influenciam.
Preocupante: estudo revela que metade dos maiores lagos do mundo está secando.

Os resultados mostraram que os reservatórios globais perderam cerca de 305 quilômetros cúbicos de água ao longo do período estudado, o que equivale a cerca de 60% do volume do Lago Vitória, o maior lago da África. Essa perda foi atribuída principalmente ao aumento da demanda humana por água, especialmente para irrigação e geração de energia, que superou o suprimento natural.

Os pesquisadores também encontraram uma forte relação entre as mudanças climáticas e as variações no volume dos reservatórios. Eles observaram que as regiões mais quentes e secas do mundo, como o Oriente Médio, a África e a Austrália, foram as mais afetadas pela redução dos reservatórios. Por outro lado, as regiões mais frias e úmidas, como a Europa e a América do Norte, apresentaram um aumento nos reservatórios, provavelmente devido ao derretimento das geleiras e ao aumento das chuvas.

O estudo alerta para os riscos que a diminuição dos reservatórios representa para a segurança hídrica, energética e alimentar de bilhões de pessoas em todo o mundo.

Mais da metade dos reservatórios e lagos do planeta estão secando, diz estudo.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oh_NCAJaml8.

Os autores recomendam que sejam adotadas medidas para melhorar a gestão dos recursos hídricos, como o uso eficiente da água, a conservação dos ecossistemas aquáticos, o monitoramento contínuo dos reservatórios e a adaptação às mudanças climáticas. (ecodebate)

Nenhum comentário:

Grandes empresas fósseis contribuíram em dezenas de ondas de calor

180 grandes empresas fósseis contribuíram para dezenas de ondas de calor globais. Grandes petrolíferas intensificaram 213 ondas de calor m...