domingo, 19 de outubro de 2008

Como Diminuir o Consumo

A situação brasileira de falta de energia é grave. Não há energia para todos. Diminuir o consumo de eletricidade não significa que devemos comer em pratos sujos, tomar banho somente aos sábados, que o nosso carro e as calçadas não sejam mais lavados. Devemos tomar atitudes para diminuir o consumo de eletricidade evitando, a todo custo, a perda da qualidade de vida. Ter sucesso, progredir significa melhorar a qualidade da nossa vida. Não utilizamos o termo ECONOMIZAR, pois dá a entender que podemos fazer por menos. Muitas vezes deixamos de fazer o que desejaríamos fazer. Economizar significa comer menos sobremesa, tomar menos banho, almoçar só nos dias pares, etc. Em outras palavras, ECONOMIZAR significa deixar de viver. Não empregamos o termo DESPERDÍCIO, pois aí estaríamos partindo do pressuposto que o brasileiro é um povo GASTÃO. É difícil imaginar alguém que esteja gastando à toa. Todos têm relógio de luz em casa. Ninguém recebe eletricidade de graça, exceto em algumas favelas onde são feitos gatos. Parece até aquela propaganda de gasolina da televisão em que certas distribuidoras FALAM NAS BARBAS DO GOVERNO que a gasolina deles é Legal. Não consigo imaginar como é que um caminhão enorme pesando mais de 20 toneladas consegue trafegar livremente de forma clandestina sob os olhares cegos de milhares de fiscais do governo que recebem salários graças aos impostos que todos pagam. A única SOLUÇÃO é voltar a investir na geração de energia elétrica. A última usina de grande porte contratada no Brasil aconteceu no ano de 1.976. Portanto fazem mais de 30 anos que NINGUÉM investe nada nesse setor. De acordo com especialistas, o Brasil deve investir ao menos US$2.880.000.000/ano para atender ao simples aumento natural de pessoas e de suas necessidades. A todo minuto que passa, nascem 6 novos brasileiros. Imaginar que a população brasileira em 1.976, era em torno de 110.000.000 de pessoas, hoje tem mais de 180.000.000. Não é à toa que estamos aqui feitos animais selvagens, bárbaros querendo comer uns aos outros. O governo fica fazendo sacanagem com a gente dizendo: "Se o seu vizinho não economizar, você vai ficar sem emprego". A coisa está crítica. Entretanto, como bons brasileiros que somos, devemos encarar a situação com muito humor. Então estamos fornecendo as informações técnicas com as necessárias explicações, porém procuramos colocar um pouco de humor para a coisa não ficar muito chata.

Um comentário:

Paulo ASCC Automação disse...

Parabéns pela sua iniciativa. Esperamos que mais e mais pessoas leiam o seu blog e tomem consciência da urgência que temos no nosso planeta.

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...