quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Quer refresco no verão? Prefira telhados brancos

Estudo sugere que tetos claros são mais eficientes do que verdes para resfriar as cidades e alerta para perigo de ondas de calor geradas por coberturas escuras.
Pesquisa americana aponta telhados brancos como mais eficientes no combate ao aquecimento global.
Os telhados verdes - com gramas e plantas - são menos eficientes do que os brancos para combater o aquecimento global. Apesar de os verdes resfriarem melhor o ambiente interno de casas e edifícios, um estudo americano demonstrou que um telhado branco de 100 metros quadrados compensa 10 toneladas de dióxido de carbono durante a sua vida útil.
A pesquisa foi realizada pelo Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, na Califórnia, e demonstrou que telhados verdes e brancos são indicados para a redução do calor. Mas os brancos ganharam na relação custo-benefício, já que são mais baratos e exigem menos manutenção.
A vantagem dos telhados brancos é que eles refletem a luz solar e o calor. Os verdes não refletem, mas a evaporação das plantas ajuda proprietários a economizar em energia, já que torna o ambiente mais fresco no verão, reduzindo a necessidade de utilização do ar-condicionado, e funcionam como isolantes no inverno, diminuindo o uso dos aquecedores em países mais frios.
Os pesquisadores levaram em consideração o custo para a manutenção e instalação das plantas no telhado, o que faz com que o verde perdesse para o branco. No entanto, ambos são muito melhores do que os escuros para o meio ambiente e para a população.
Em comunicado, o pesquisador chefe do laboratório, Arthur Rosenfeld, alertou para a necessidade de cidades traçarem estratégias para substituir os telhados escuros. Segundo ele, esse tipo de cobertura não só afeta o meio ambiente como gera ondas perigosas de calor.
"Em julho de 1995 uma onda de calor atingiu Chicago. Um importante fator de risco da mortalidade que se viu na cidade estava no último andar de edifícios com telhados pretos", disse Rosenfeld. "O governo tem o papel de proibir ou eliminar o uso de telhados pretos ou escuros, pelo menos em climas quentes, porque eles representam um risco para a saúde de grande porte". (yahoo)

Nenhum comentário:

Ondas de calor devem diminuir em 2025

Ondas de calor devem diminuir em 2025, aponta Climatempo. O pico de emissões em 2025 é uma boa notícia, decerto, mas a física é implacável...