quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cantareira tem novo recorde negativo de 12%

Cantareira tem novo recorde negativo e atinge índice de apenas 12%
Nível no Sistema Cantareira era de 12,2% em 11/04/14. Reserva do Alto Tietê também está em queda.
Reservatório no município de Bragança Paulista (SP), que faz parte do Sistema Cantareira.
O Sistema Cantareira bateu mais um recorde em 12/03/14 e chegou a 12% de seu nível total. Este é um recorde negativo para o sistema, que dia 11/04 estava em 12,2%. As reservas do Alto Tietê também estão em queda, embora menor. Em 11/04 elas estavam em 35,9%. No dia seguinte, o índice foi de 35,6%.
Para incentivar a economia de água pela população, o governo de São Paulo ampliou o desconto para 31 cidades da Região Metropolitana. A medida, válida desde 1º de abril, dá desconto de 30% na conta para quem economizar em 20% o uso de água.
Antes, a proposta valia para moradores de 11 municípios de regiões abastecidas pelo Cantareira.
Julho
A estiagem atípica registrada no primeiro trimestre de 2014 antecipou, do fim de agosto para meados de julho, a previsão de "colapso" no Cantareira, aponta um novo estudo do Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão (GTAG) do sistema.
Em fevereiro, a previsão era que o volume útil das represas se esgotaria no final de agosto, no cenário mais pessimista de falta de chuvas. Agora, nas mesmas condições, a estimativa é que a água acabe já em julho, forçando a retirada, a partir de então, do chamado "volume morto", que necessita de bombeamento para ser captado.
O relatório do GTAG é assinado pelo Daee, pela ANA, pelos comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e das Bacias do Alto Tietê, e pela Sabesp, após uma reunião no dia 28 de março.
O governo de São Paulo tenta conter a crise no abastecimento de água com um bônus de cerca de 30% no valor da conta para consumidores de 31 cidades da Região Metropolitana que economizarem 20%.
"Apenas cinco [municípios da Grande São Paulo ficaram de fora]: Guarulhos, Mogi das Cruzes, Mauá, Santo André e São Caetano, porque não são operados pela Sabesp", afirmou o governador do estado, Geraldo Alckmin, no dia 31.
Saiba como economizar:
Para economizar água, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:
- Tome banhos rápidos e feche a torneira ao se ensaboar;
- Lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboá-la;
- Não lave a calçada nem o quintal, use a vassoura;
- Ao lavar o carro, use um balde;
- Acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba.
Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp oferece um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e da tarde.
Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão.
Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência. Visite o site da empresa para conferir os endereços. (g1)

Nenhum comentário: