terça-feira, 1 de abril de 2014

Impactos já observados e riscos futuros

Consequências já observadas:
- Mudanças no clima causaram impactos nos sistemas naturais e humanos em todos os continentes e os oceanos.
- Em muitas regiões, mudanças na precipitação ou derretimento de neve e gelo
Estão alterando os sistemas hidrológicos. Os glaciares continuam a encolher.
- Muitas espécies têm mudado a sua abrangência geográfica, suas atividades sazonais, os padrões de migração, a abundância das populações (alta confiança).
- Os impactos dos eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas, inundações, ciclones e incêndios, revelam a vulnerabilidade e exposição de alguns ecossistemas e muitos sistemas humanos à variabilidade climática atual (muito alta confiança).
Risco para o futuro:
- Ao longo do século 21, projeta-se que a mudança do clima vai reduzir a oferta de água renovável na superfície e nas fontes subterrâneas nas regiões subtropicais mais secas (evidência robusta, alta concordância).
- Por causa do aumento do nível do mar projetado para o século 21 e depois, sistemas costeiros vão cada vez mais experimentar impactos adversos, como submersão, inundações e erosão costeira (muito alta confiança).
- Áreas urbanas concentram boa parte dos riscos: estresse térmico, chuvas extremas, inundações nas áreas costeiras e no interior, deslizamentos de terra, poluição do ar, seca, escassez de água. Tudo isso traz riscos para as pessoas, bens, economias e ecossistemas (muito alta confiança).
Até metade do século, as mudanças climáticas vão ter impactos sobre a saúde humana ao piorar problemas de saúde que já existem (confiança muito alta). (OESP)

Nenhum comentário: