Apenas 2% dos 450 mil
clientes multados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
(Sabesp) em abril por aumento no consumo de água conseguiram justificar o gasto
acima da média e reverter a sobretaxa na conta. Segundo a companhia, cerca de
10 mil clientes foram a uma de suas 64 agências na Grande São Paulo e provaram
que o consumo de água subiu porque houve mudança de imóvel, ampliação do
comércio ou porque a família cresceu, por exemplo.
O balanço de abril mostra
que, ao todo, 18% dos consumidores na região metropolitana gastaram mais água
do que antes da crise e 11% foram sobretaxados em até 50% o valor da fatura. Os
outros 7% ficaram isentos da multa porque consumiram menos de 10 mil litros no
mês.
A sobretaxa entrou em vigor
no dia 8 de janeiro deste ano como última alternativa da Sabesp para estimular
a economia de água espontânea e, até março, rendeu R$ 79,3 milhões, segundo
balanço financeiro do primeiro trimestre. Por determinação da agência
reguladora do setor, que autorizou a multa, o valor deve ficar em uma conta
específica e ser destinado para ações de enfrentamento da crise.
Um dos clientes da Sabesp
multados foi o aposentado Valter Del Bigio, de 84 anos, que mora com a mulher,
filho e netos em uma casa na Lapa, zona oeste paulistana. "Deram uma
relaxada neste mês, demoraram mais no banho, lavaram mais roupa, e a conta
subiu de R$ 211 para R$ 475 por causa da multa", disse ele, ciente de que
não há como recorrer da sobretaxa neste caso.
Informação
- Para Maria Inês Dolci,
coordenadora institucional da Associação de Consumidores Proteste, o índice dos
clientes que conseguiram justificar a alta do consumo poderia ser maior se a
comunicação fosse melhor. "A comunicação continua falha. As pessoas ainda
não entenderam que têm de ir atrás, até uma agência, para recorrer da multa. Dá
trabalho."
A família da administradora
Márcia Maria Martins, de 43 anos, chegou a ir três vezes a uma agência da
Sabesp para contestar uma conta no valor de R$ 464,39 com sobretaxa em abril.
"Nosso problema era que a meta de consumo era muito baixo porque ficamos
um tempo em outra cidade no período. Foi difícil, mas conseguimos aumentar a
meta e reduzir o valor da conta, mas a multa ficou."
Segundo a gerente de
Relacionamento com os Clientes da Sabesp, Samanta Souza, todos os consumidores
que conseguem justificar o aumento do gasto com água têm revertido a sobretaxa.
Ela destaca que uma parcela da população continua gastando mais água por opção
e que o objetivo da multa não é arrecadatório. (yahoo)
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