quarta-feira, 23 de março de 2016

A água

"A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres." (J.W.Maurits la Rivière, Ph.D. em Microbiologia, Delft University of Technology, Holanda)
Esta citação demonstra em poucas palavras a grande importância que a água tem na nossa vida. Não é necessária a opinião de um grande especialista para que formemos uma opinião significativa sobre a água, basta que simplesmente pensemos no quanto a água faz falta após algum período de stress físico, como jogar futebol, por exemplo. Já há provas concretas de que a água se esgotará em breve devido ao mau uso que fazemos dela e até pela falta de manutenção e importância dada à ela. Esse bem, com o tempo, se tornará mais valioso do que o ouro ou o diamante e a riqueza de um povo será medido em ÁGUA, e ela será motivo de guerras, devido à sua importância.
A água é estudada como sendo a união dos elementos químicos hidrogênio e oxigênio na proporção de 2 moléculas de hidrogênio para uma de oxigênio, podendo assumir três estados diferentes: sólido, líquido e gasoso. Porém, no tocante a vida do homem, temos que considerar sua importância na manutenção da vida, sendo que a água, que antes era considerado um bem inesgotável, agora se mostra frágil diante das “loucuras” do ser humano.
A questão da água no mundo
Classicamente a água é estudada, na escola da seguinte maneira: 97,5 ( água disponível na terra, é salgada e esta em mares e oceanos ); 2,493 ( se encontra em geleiras e regiões subterrâneas, de difícil acesso ); 0,007 ( água doce, encontrada em rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso para o consumo do ser humano ).
Todo mundo sabe que é indisponível para o ser humano. Porém, milhares de pessoas morrem por não a tomarem, ou até são internados em hospitais causados por doenças que este líquido traz quando não é devidamente preservada ou respeitada.
Estudiosos estimam que cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos é o volume total da água na terra. Como tudo tem um ciclo, a água também tem e se chama ciclo hidrológico ou ciclo da água, que é mais ou menos assim: a água se precipita (“cai”) em forma de chuva ou neve. Vai até a atmosfera por meio da evaporação. Uma parte da água precipitada é absorvida por vegetais e microorganismos, mas sua maior parte é escoada para o mar. A generosidade da natureza fazia crer em inesgotáveis mananciais, abundantes e renováveis. Hoje, o mau uso, aliado à crescente demanda pelo recurso, vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pelo evidente decréscimo da disponibilidade de água limpa em todo o planeta. A quantidade de água total não aumenta nem diminui no planeta, porém a quantidade de água doce existente disponível, cada vez piora gradativamente, dia-a-dia, bem como a qualidade desejável por todos nós. No país em que vivemos, a situação é: 70%da água disponível para uso está situada na região amazônica; detém 11,6% da água doce superficial do mundo; e os outros 30% restantes estão distribuídos desigualmente no país, para atender 93% da população.
Existem já algumas alternativas para que se contorne o problema da falta de água no planeta, a primeira e mais óbvia (mas pouco utilizada) é a conscientização das pessoas, segundo é a dessalinização da água do mar, mas este é um processo muito caro e por isso ainda pouco visado, outra oportunidade seria derreter parte dos icebergs (pouco provável). As calotas polares vêm derretendo por causa do processo de verticalização do eixo da Terra, mas essa água se junta a toda a água salgada do planeta, tornando-a imprópria para o consumo, então, o melhor ainda seria um processo de conscientização das pessoas para que se deem conta de que a água potável irá acabar.
Existem muitas pessoas que já falaram na possibilidade de países como EUA estarem de olho na Amazônia devido a grande abundância de água, se for verdade, é mais um motivo para que tomemos conta do que é nosso, mas mantendo em bom estado de conservação.
O governo tem que voltar seus olhos para lugares que ainda tenha água boa para consumo e participar de projetos que visem a conservação desses ligares, como é o caso do aquífero Guarani que é um exemplo9 clássico de contribuição da natureza. É um lugar que possui um filtro natural e conserva a água livre de impurezas, mas que devido a poluição e outros agentes externos, está ameaçada. Então, que o governo ajude a conservar tais lugares enquanto recupera os que estão em estado de degradação total como é ocaso do lago Guaíba.
A água e o desperdício
Para que se tenha uma noção do desperdício diário de água leia o seguinte trecho:
“No Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos”. Veja os exemplos a seguir:
- Ao lavar louças: Lavar a louça com a torneira de pia meio aberta, durante 15 minutos, gasta 243 litros de água. Medida prática para economizar: Primeiro escovar e ensaboar louças e talheres e depois enxaguar tudo de uma só vez.
- Ao apertar a descarga: Uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Por isso aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo na privada.
- Durante a escovação dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros. O certo é primeiro escovar e depois abrir a torneira apenas o necessário para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágue.
- Durante o banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de, no máximo, 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica. Lavando o automóvel: Para o automóvel, o correto é a utilização de balde ao invés de mangueira.
Uma mangueira ligada o tempo todo durante a limpeza do automóvel consome até 600 litros de água. Com um balde, no máximo, 60 litros.
- Ao usar as torneiras: Uma torneira aberta gasta 12 a 20 litros por minuto e pingando 46 litros por dia.
- Lavando calçadas: Muitas pessoas costumam utilizar a mangueira como vassoura e desperdiçam muita água durante a lavagem das calçadas. “O certo é utilizar vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira aberta o tempo todo gastando até 300 litros de água.”
Gotejamento ( 46 litros)
Abertura de 2mm(4.512 litros)
Abertura de 6mm (16.400 litros)
Abertura de 12mm (33.984 litros)
Água e saúde (etapas de tratamento)
1) Captação: A água é captada no manancial e passa por gradeamento, que retém sólidos de maior volume, para depois ser conduzida às ETAs.
2) Floculação: Aplicação de coagulante primário (como sulfato de alumínio) que tem a função de coagular e aglutinar as partículas sólidas em suspensão, formando flocos que crescem e adquirem peso.
3) Decantação: Os flocos sofrem redução na velocidade de escoamento, sedimentando no fundo do decantador.
4) Filtração: As partículas finas que não sedimentam na decantação são retiradas nas unidades de filtração.
5) Desinfecção: Adição de agentes desinfetante (normalmente é empregado o cloro) com objetivo de eliminar microrganismos indesejáveis na água potável.
6) Alcalinização: Neutralização da acidez da água, desenvolvendo a alcalinidade eliminada no tratamento.
7) Fluoretação: Adição de compostos de flúor na água tratada. Os agentes utilizados atuam reduzindo a incidência de cárie dentária.
8) Distribuição: A água é distribuída por meio de canalizações. O sistema é constituído por reservatórios, redes de condução e estações de bombeamento. (goretti-vila301)

Nenhum comentário:

Degradação florestal na Amazônia afeta área três vezes maior que desmatamento

Entre março de 2023 e de 2024, INPE detectou aviso de degradação para 20,4 mil km², maior que os 18 mil km² do período anterior. É necessári...