A geração Z quer mais ação para um futuro sustentável, revela a pesquisa global.
De acordo com uma pesquisa global entre jovens
realizada pela Masdar, uma empresa de energia do futuro de Abu Dhabi, a mudança
climática será o maior desafio do mundo na próxima década.
Apresentada na COP22 de Marrocos, a “Pesquisa Global
da Masdar com a Geração Z sobre Sustentabilidade” é o primeiro estudo mundial
sobre a opinião dos jovens entre 18 e 25 anos em relação à mudança climática,
ao desenvolvimento sustentável e às energias renováveis.
A pesquisa foi realizada no início deste ano para
coincidir com o aniversário de 10 anos da Masdar. Foram entrevistados quase
5.000 jovens pós-milênio em 20 países do Oriente Médio, Norte da África, África
Subsaariana, Américas, Europa e Ásia.
Ela ilustra claramente o grau de preocupação entre os
jovens sobre a mudança climática, com 40% dos entrevistados citando-a como um
dos maiores desafios mundiais da próxima década, à frente da economia (34%),
terrorismo (32%), pobreza e desigualdade (29%) e do desemprego (29%).
Oito em cada dez (83%) jovens pós-milênio também
disseram que os governos precisam escutar mais o que eles têm a dizer sobre
sustentabilidade. Um número semelhante (80%) acredita que os líderes atuais não
fazem o suficiente para proteger o meio ambiente.
Eles acham que o governo e o setor privado
compartilham a responsabilidade de desenvolver tecnologias limpas (81%), mas
esperam mais investimentos do governo nas energias renováveis (84%).
Quase dois em cada três (59%) disseram que estão
interessados em trabalhar ou estudar em uma área relacionada com
sustentabilidade.
Patricia Espinosa, secretária executiva da
Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, sigla em
inglês), disse: “Existe uma enorme demanda entre os nossos jovens para que haja
investimentos corporativos e públicos em tecnologias limpas e energias
renováveis. Os vencedores da economia ecológica serão aqueles que sabem
aproveitar este idealismo juvenil e combiná-lo com leis, investimentos de longo
prazo, mudança cultural e ação política”.
A pesquisa descobriu que aproximadamente metade da
Geração Z (46%) opta por gastar mais dinheiro em produtos de uma empresa que se
comporta de forma sustentável, e 31% boicotou uma empresa que eles identificaram
como usuária de práticas não sustentáveis.
Mohamed Jameel Al Ramahi, CEO da Masdar, disse: “Nos
últimos 10 anos, a indústria de energia limpa tornou-se um dos mercados de
crescimento mais dinâmico e emocionante do mundo. Ao pensarmos no futuro, os
resultados da nossa pesquisa global fornecem uma visão importante sobre a ação
necessária para acelerar a adoção de energias renováveis e tecnologias limpas”.
(ecodebate)



Nenhum comentário:
Postar um comentário