A agenda de negócios, está
mudando e deverá sofrer ainda mais profundas alterações no futuro próximo, pois
a mudança climática e outras políticas ambientais marcarão as pautas das
empresas nos próximos anos e, portanto, é o momento para que os empresários
assumam estes desafios que as tornarão não somente sustentáveis, mas também
competitivas.
Os
consumidores conscientes estão em contínuo crescimento, e estes compreendem que
as pequenas ações conduzem a grandes transformações, nesse sentido sensibiliza-se
com exemplos de pessoas e organizações que se pautam por engajamento em
questões de responsabilidade socioambiental. No entanto, desconfia da lavagem
verde ou social (da propaganda de empresas que se dizem socioambientais, mas
que pouco fazem por isto).
Assim,
é cada vez maior a tendência de aumento da demanda por sustentabilidade e
responsabilidade social na sociedade. Nesse contexto, as MPEs para sobreviverem
devem ter e manter credibilidade e isto se alcança envolvendo-se em todas as
dimensões da sustentabilidade, vinculando estreitamente o social, o ambiental e
o econômico que são os três pilares do desenvolvimento sustentável.
Há,
pelo menos, três aspectos essenciais que implicam na necessidade de maior
envolvimento das MPE com práticas sustentáveis. Em primeiro lugar, a pressão da
sociedade tende a se tornar mais forte, em decorrência do aumento da
conscientização e do agravamento da crise ecológica e, em consequência, a
legislação tende a ficar mais rigorosa e mais efetiva.
Em
segundo lugar, como muitas MPEs integram a cadeia de valor de grandes empresas
e estas, pela sua maior visibilidade econômica e social, são as primeiras a
reagir às pressões para manter sua competitividade. Nesse sentido, as grandes
empresas tenderão a exigir cada vez mais, que seus fornecedores e empresas
contratadas integrantes de sua cadeia produtiva, adotem estratégias de gestão
sustentável.
Em
terceiro lugar, há uma forte tendência de maior envolvimento dos diversos
níveis de governo em práticas de responsabilidade social, o que deve levar as
administrações públicas a incorporarem iniciativas de compras sustentáveis, o
que implicará na seleção de empresas que participem de licitações públicas, com
base nos seus compromissos efetivos com a Economia Verde.
A
adoção de práticas socialmente responsáveis em qualquer empresa envolve,
necessariamente, um processo de mudança de comportamento, adaptação,
reconversão, transformação e, em muitos casos, substituição de algumas
tecnologias, equipamentos e processos adotados pela organização. Um dos
aspectos, bastante positivos na implantação da sustentabilidade, é que essas
mudanças levam a organização, como um todo, a se reinventar em novas bases para
disputar mercado e manter, ou aumentar, sua competitividade.
Um
dos principais benefícios, da adoção da sustentabilidade socioambiental na
empresa, é a incorporação institucional da inovação, como um processo contínuo
vinculado a um estímulo permanente de criatividade, voltado à manutenção do
equilíbrio entre sustentabilidade e competitividade. A incorporação permanente
de novas tecnologias, novos processos, e a formação continuada dos funcionários
da empresa são, sem dúvida, o benefício prático mais visível.
Em
termos práticos, imediatos, no âmbito da empresa deve-se proceder à
implantação progressiva de medidas preventivas e corretivas, orientadas a
reduzir o consumo de recursos energéticos, a diminuir a produção de resíduos e
tornar efetivo o cumprimento da legislação ambiental, em especial a setorial.
Esse é o movimento inicial da implantação de qualquer programa, qual seja,
adotar boas práticas ambientais.
O
engajamento com a sustentabilidade aumentará a vantagem competitiva das
pequenas empresas em relação aos concorrentes pois terão cada vez mais
tratamento preferencial: por parte dos consumidores; das grandes empresas (que
preferirão as MPE que agregam valor socioambiental à sua cadeia produtiva); e
do poder público (que condicionará a participação em licitações e contratos àquelas
que adotarem posturas socialmente amigáveis). (ecodebate)


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