segunda-feira, 29 de maio de 2017

Praia que desaparecida há décadas ressurge

Praia que desapareceu há três décadas ressurge graças a uma mudança nas marés.
Uma praia que foi levada pelo mar 33 anos atrás, reapareceu – praticamente da noite para o dia – graças a uma conjunção de fatores.
A praia, próxima à cidade irlandesa de Dooagh, na ilha de Achill, desapareceu em decorrência de tempestades ocorridas na primavera de 1984, quando as ondas carregaram toda a areia.
No entanto, uma maré esdrúxula fez com que centenas de milhares de toneladas de areia fossem depositadas na praia, ao longo de 10 dias do último mês de abril, restaurando a antiga glória da praia de 300 metros de comprimento.
Os moradores locais estão muito felizes com a novidade, e esperam que a praia tenha chegado para ficar e possa receber o certificado Blue Flag no ano que vem.
A praia ressurgiu em poucos dias, graças à ação das marés.
Sean Molloy, gerente da agência de turismo Achill Tourism, disse: “Antes de desaparecer, a praia sempre esteve por aqui, desde que há memória, quase continuamente, até 1984-85”.
“Durante este período, houve algumas tempestades intensas que destruíram a praia, até que ela foi completamente levada pelo mar. O ano de 1984 foi o último em que ela esteve presente”.
Ele acrescentou: “Em abril, quando tivemos uma frente fria no período da Páscoa, o vento estava vindo do Norte. Era um vento constante e estável, e deve ter transportado o material erodido de outro local”.
Ele disse que os moradores locais estão muito felizes com o retorno da praia, e também com o fluxo de turistas que a novidade trouxe à região.
A areia foi levada pelo mar nos anos 80, deixando apenas pedras para trás.
Alan Gielty, de 48 anos, é a terceira geração a gerenciar o bar local Gielty’s Bar and Restaurant. Ele disse: “Nós costumávamos ter um pouco de areia chegando na primavera, mas nada perto do volume que vimos no ano passado”.
“Mas agora ela está de volta. É ótimo. Nós já tínhamos uma linda cidadezinha, mas é maravilhoso olhar para fora e ver esta bela praia no lugar das pedras”.
“Desde que as pessoas viram a notícia a respeito da praia nos jornais, tivemos mais visitantes vindos do meio do país”.
Os moradores estão encantados com o retorno da praia.
O Dr. Ivan Haigh, professor de oceanografia costeira na Universidade de Southampton, disse: “A areia presente na costa está em estado de fluxo constante, movida por tempestades, ondas e vento”.
“Ela também é influenciada pelo fornecimento disponível de sedimentos de trechos do litoral, muitos a 100 quilômetros de distância”.
“A força das tempestades e das ondas, alterações nas escalas de tempo das décadas, e possíveis mudanças nas condições do meio ambiente criaram as circunstâncias ideais para o acúmulo recente de areia”.
“Também é possível que tenha ocorrido uma mudança no fornecimento de areia em outro ponto da costa”. (yahoo)

Nenhum comentário: